quarta-feira, 13 de março de 2013

NOVOS CORDÉIS, NOVO PAPA E AGRADECIMENTO

    
      Até a presente data foram publicados neste blog cinco cordéis de minha autoria. São eles “JOÃOZINHO DE LUZIA”, que é um alerta aos adolescentes e jovens sobre o perigo das drogas e um incentivo à prática de esportes. O outro título é “VIOLÊNCIA NA TV”, uma crítica à televisão brasileira, pela sua programação, que em sua grande maioria só influencia negativamente. Um outro título é “A LEI MARIA DA PENHA” que diz respeito a lei do mesmo nome, cujo teor fala sobre a violência doméstica. Este cordel já foi usado em várias palestras tanto por este poeta popular quanto por professores e educadores em vários cantos do país. Outro cordel aqui publicado é “TUDO OU NADA?”. Mensagem dirigida especialmente aos jovens, no sentido de lutar pelos seus sonhos, seus projetos de vida e jamais ficar de braços cruzados esperando o sonho se tornar realidade sem lutar por ele. Esse cordel foi apresentado no auditório da Faculdade ASCES, em Caruaru, quando este poeta cursava Direito. Diante do público estava o professor de Filosofia, Alexandre Costa, irmão do líder político pernambucano Humberto Costa. O outro cordel, que foi publicado mais recentemente é “A CHACINA DO REALENGO” que narra o trágico evento que chocou o Brasil em 07 de abril de 2011, quando várias crianças foram assassinadas em uma escola no Bairro do Realengo, no Estado do Rio de Janeiro. Esse cordel narra com detalhes a tragédia e rende uma homenagem as vítimas, inclusive citando os nomes de todas as vítimas, constando ao final, uma mensagem de força e fé para os líderes e professores daquele educandário. Outros títulos ainda serão publicados brevemente, tanto da autoria deste poeta quanto de outros poetas brasileiros. Se o leitor deseja conhecer o teor de cada um dos títulos é só clicar na capa e passar as páginas com um simples clique na seta que aparece ao lado direito das páginas. 


================================================================================

A ESCOLHA DO NOVO PAPA,O FRANCISCO

     Gostei da escolha do novo papa. Um dos motivos é o fato de ser o primeiro não europeu. Gostei também da escolha do nome “Francisco”, em homenagem a Francisco de Assis. Na época de adolescente li um livro narrando a história de Francisco de Assis, sob o título “O POBRE DE DEUS”, do escritor grego Nakis Kasantzáskis. Fiquei encantando com a vida do personagem. Confesso que naquela época até chorei diante de algumas passagens do livro. Outra coisa que me chamou a atenção foi a humildade que o novo líder católico deixou transparecer em sua primeira aparição. Pediu oração ao povo, num sinal de igualdade, apesar da nobre função assumida. Todos os canais que assisti informaram tratar-se de um sacerdote de vida simples a ponto de fazer a sua própria refeição e destacou-se em sua vida sacerdotal, na Argentina, pela defesa dos humildes. Foi professor de literatura  e é diplomado em cursos diversos, além de falar diversos idiomas como o cargo exige, sendo, portanto, um intelectual do mais alto gabarito, mesmo assim, não demonstra ostentação. 
     Reformas na igreja católica são esperadas e até cobradas há séculos, algumas razoáveis, outras tão sérias que dificilmente o novo pontífice conseguirá implantar. Na verdade, na vida prática, segundo muitos comentaristas e entrevistados, pouca coisa vai mudar, mas creio que o desejo de toda pessoa de espírito elevado, independente de crédulo religioso que siga, é fazer votos de um bom trabalho à frente do seu rebanho. É o que faço através desta humilde postagem com votos de parabéns ao povo católico pela escolha do novo líder.

==============================================================================

 AGRADECIMENTO – Quero mais uma vez agradecer aos colegas blogueiros de Buíque e região, pelo apoio sempre dispensado a este poeta, seja publicando matérias dos meus trabalhos, seja divulgando meu blog ou pelo mais simples gesto de atenção que sempre tem me dispensado. Como sou iniciante nessa seara, fiquei surpreso ao dar uma “ispiadinha” nos acessos e perceber que apesar deste blog está no ar há menos de 20 dias, já teve mais de 1.200 acessos, inclusive mais de 100 nos Estados Unidos, vários na Alemanha e na Irlanda. Vendo esse resultado acredito que os meus colegas que estão nessa estrada há mais tempo já devem ter ultrapassado milhões de clicladas dos “nuestros hermanos de otras naciones”. 

Por enquanto é sol - pois o verão está queimando tudo, e chuva quando Deus mandar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário