sexta-feira, 22 de março de 2013

BOM DIA MEU JOVEM CRISTO

                                       



Hoje, como estou completando mais uma data natalícia, resolvi postar uma mensagem que escrevi no dia 22 de março de 1986. Naquela época trabalhava no Mercadinho Moderna, do empresário Luis Nilson. A mensagem foi lida por José Áureo Bradley, na Rádio Cardeal Arcoverde, e em dado momento ele mandou a mensagem de parabéns e disse que após a música "Coração de Estudante" de Milton Nascimento, estaria lendo a matéria. De imediato, peguei um rádio de pilha e um gravador cliquei play+rec e iniciei a gravação em fita cassete, a qual ainda hoje guardo com todo carinho. O texto abaixo segue exatamente como foi escrito na época, não mudei uma letra sequer. Como a folha está estragada pelo tempo resolvi digitar. Lembro que aquele dia era um sábado - dia de feira na cidade, mas é sempre bom recordar e agradecer a Deus por mais um ano de vida. As fotos publicadas foram daquele ano e a ilustração acima são de fatos que marcaram aquele período, como as "Diretas Já", o "Ano Internacional da Juventude", "O cometa Halley", "A fome na Etiópia", dentre outros. Pois bem, confiram a mensagem, então:     


Declamando poesia na quadra da Escola vigário J. Inácio- 1986

 BOM DIA MEU JOVEM CRISTO

        Nesta manhã bonita e cheia de brilho, quando o sol começa a soltar seus brilhantes raios por sobre a terra, quando pássaros voam no horizonte azul, flores ainda molhadas pelo orvalho da madrugada invadem o ar com seu perfume e beleza, acabo de despertar para mais um dia de vida. Por sinal um dia bem mais marcante e emocionante que os demais.

        Como sabes, meu jovem amigo, hoje é dia do meu aniversário, e, com isso fico feliz em contar com mais um ano de vida, neste mundo onde tudo é emoção. Um ano de mil e uma aventuras. Amigos mil colhi, lições de amor, ensinamentos e tudo mais que aprendi nesta escola da vida, que as vezes cobra muito caro pelo ensinamento.

        Foi um ano muito marcante, de muitos acontecimentos e muitas emoções, e por final até dedicado ao meu mundo de jovem, já que foi o “ANO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE”. Foi durante esse ano que assisti e me emocionei como cenas e marcas que jamais sairão da minha mente. A luta em massa pelas “DIRETAS JÁ”. A Vitória do mais querido presidente da República, Dr. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES, que virou mito na vida do Brasil e até do mundo, fazendo união do povo sem distinção de cor, raça ou religião. A morte, depois do martírio, de quem tanto lutou pela liberdade do Brasil e o centro do país por vários dias concentrados no Hospital do Coração, em São Paulo. Aquela frase que nenhum brasileiro jamais esquecerá: “O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO”. Essas palavras que Lembram o que disse certo dia Abraham Lincoln: “É POSSÍVEL ENGANAR PARTE DO POVO TODO TEMPO. É POSSÍVEL ENGANAR PARTE DO TEMPO TODO POVO, MAS JAMAIS SE ENGANARÁ TODO POVO, TODO TEMPO e aquela canção que tocou forte em todo coração que a escutou, principalmente no “CORAÇÃO DE ESTUDANTE”.

        Foi durante esse ano que vi e me senti mais humano e fraterno, quando assisti pela TV cenas como “A FOME NA ETIÓPIA” e a canção de amor em prol daquela gente, quando tantos artistas dos mais diferentes estilos cantavam em uma só voz a canção “WE ARE THE WORLD” (Nós somos o mundo”), demonstrando amor, força da união e irmandade. As conquistas do homem no espaço e a triste cena da explosão da NAVE CHALLENGER e consequentemente a morte de todos os seus tripulantes, em mais uma arrancada para o espaço.

        Sinceramente Cristo, este foi um dos anos mais marcantes em minha vida. Vivi O ANO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE e já estou vivendo o ANO INTERNACIONAL DA PAZ. Já passei pelo horário de verão e já estou na ansiedade de mais uma emoção que todo mundo aguarda “O COMETA HALLEY” e assim, minha vida sempre vem sendo de muitas e muitas emoções.

        É por isso que sinto-me na obrigação de, por tudo isso, desde um simples piscar de olhos até o ar que respiro, sem o qual não conseguiria viver, por tudo tenho que dizer-te, não da boca pra fora, mas lá do mais profundo do meu coração: “Muito obrigado Senhor ! ”.

        Obrigado pelo teu amor e pela atenção que tens me dado, pois nunca me dissestes NÃO quando te procurei prum bate papo ou um desabafo. Seja qual for o problema Tu, Senhor, com apenas 02 pingos de lágrimas e 02 palavras limpas minha alma e me traz a paz que ninguém, exceto o Senhor, é capaz de me dar.

        Obrigado porque tenho um trabalho, ao qual me dedico e me faz sentir útil às pessoas que me cercam. Obrigado pelo teu amor; obrigado porque me deste um corpo perfeito e semelhante ao teu. Obrigado pela musica, o bom livro, o professor, o encontro e a despedida, o sonho e a realidade.

        Obrigado porque em tudo estás presente: Na criança que brinca no parque, naquele homem sentado no banco dos réus na hora do seu julgamento, no mendigo que estende a mão, na lágrima que cai pela face e até mesmo em mim, quando acabo de despertar para mais um dia, depois de um descanso material e espiritual.

        Obrigado pela natureza e suas mil maravilhas. Obrigado por meus amigos e porque me destes um coração e uma mente, através dos quais posso distinguir a diferença entre o badalar dos sinos na noite de natal e um tiro de um canhão em dias de guerra.

        Obrigado meu jovem amigo por mais um ano, por mais um mês, um dia, por meu passado, meu presente e meu futuro e por essa sede de VIVER, AMAR, SER e FAZER ALGUÉM FELIZ, pois sem isso minha vida não teria sentido.  

                        Buíque, 22 de março de 1986



Declamando poesia na praça Major França - junho 1986 

Nenhum comentário:

Postar um comentário