domingo, 10 de março de 2013

O PONTO DE INTERROGAÇÃO




      Hoje, posto mais uma vez um trabalho em forma de poesia, escrito nos idos de 1990, sob o título "O ponto de Interrogação". Como dito anteriormente, esse texto mostra, com muita clareza a influência da faculdade no tema político, seara que nunca chegou a me fascinar, até porque a política como ciência é uma coisa e na prática é totalmente outra. 

  ====================================================
- NOVO TRABALHO CULTURAL E NOVO LIVRO. Estou gravando um CD com vários títulos de cordel de minha autoria, que pretendo lançar ainda este ano, juntamente com um novo livro, ainda sem título. Esta nova obra é a tradução dos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João e atos dos apóstolos, em forma de poesia. O livro já está concluído, inclusive com editora em fase de contratação, estou aguardando apenas algumas ilustrações que estão sendo confeccionadas pelos amigos Paulinho Vilela e Billy Kid e creio que o público irá gostar, até porque o tema é muito importante para os dias atuais, já que são textos do novo testamento, que foram escritos com muita cautela, narrando a vida de Jesus Cristo nos quatro evangelhos e encerrado com atos dos apóstolos que marca o início da igreja cristã no mundo.  
======================================================

SECA BRAVA - Nos meus 48 anos de idade ainda não presenciei uma seca como a que está ocorrendo atualmente. Além da barragem do Mulungú, que abastece o nosso município, agora foi a vez da "Lagoa da Cruz de São Benedito" que secou. Até o lago do clube municipal também  se "estrupiou", como diria o saudoso Patativa do Assaré. Os poços também já estão nas últimas. Na minha residência tem um poço que foi cavado na última seca que está com mais ou menos dez anos e nunca faltou água. Além de servir a minha família, abro espaço para alguns vizinhos também se utilizarem dele. Esta manhã, para surpresa, minha caixa amanheceu seca. Fui ligar o motor pelo menos por meia hora, não é que a quantidade de água não deu  nem para dez minutos !   E o pior é a situação da zona rural. Sexta feira passada estava almoçando em um restaurante aqui da cidade e duas senhoras da zona rural estavam dizendo que na sua região o povo está de chorar. Quem tem um dinheirinho ainda compra alguns litros, quem não tem grana fica de gargante seca. Segundo essas mesmas senhoras disseram para todo mundo ouvir, há cinco meses atrás não faltava água. Haviam cinco caminhões-pipas abastecendo a região. Hoje não tem um jumento sequer. 
Por que será?  
======================================================

Confiram a poesia abaixo, que foi escrita em 1990.

                        O PONTO DE INTERROGAÇÃO


Como ter a LIBERDADE
Sem ter um justo SALÁRIO?
Como exigir TRABALHO
Sem ao SUOR dar VALOR?
Ter um bom GOVERNADOR
Sem um POVO PREPARADO?
Ter um pleito DISPUTADO
Sem falar em ELEITOR?.

Como ter EDUCAÇÃO
Com o ESTÔMAGO VAZIO?
Como combater o FRIO
Sem um casaco VESTIR?
Me diga como SORRIR
Com febre ou qualquer DOENÇA?
Me fala se você PENSA
Muitos antes de AGIR ?.

Me diga se é POSSÍVEL
Servir a DEUS e ao diabo?
Num pleito está dos DOIS LADOS
Ter nisso SATISFAÇÃO?
Combater a INFLAÇÃO
Congelando só SALÁRIO?
Como sair do PRECÁRIO
Sem FAZER OPOSIÇÃO ?

Como ter PAZ E SOSSEGO
Com A SAÚDE ABALADA?
Ter a DOENÇA CURADA
Sem médico poder PAGAR?
Como o remédio COMPRAR
Que está DESEMPREGADO?
Ficar em casa PARADO
Vendo o planeta GIRAR ?

Como crer em um FUTURO
Vendo CRIANÇAS SEM LAR?
Sem PÃO PRA SE ALIMENTAR
Sem ter um SONHO NA MENTE?
Como colher se A SEMENTE
Não foi primeiro PLANTADA?
Natureza AMEAÇADA
E dizer que NADA SENTE ?.

Se eu disser que A POLÍTICA
Em tudo TEM SUA AÇÃO
Seu eu falar que É A ELEIÇÃO
O meio das COISAS MUDAR
Você vai ACREDITAR
E usar da CONSCIÊNCIA
Quem PÁRA, REFLETE E PENSA
Começa logo a MUDAR.

Escrita em 16 de maio de 1990.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário