quinta-feira, 18 de abril de 2013

NOVAS CULTURAIS




Considerando que o foco principal deste blog e a cultura, local e regional, publico nesta manha três novas culturais. 
PEDRO AMÉRICO, o homenageado, CHICO PEDROSA, grande poeta e CIDA PEDROSA escritora e poetisa.

Sesc Pernambuco realiza a segunda edição da Jornada Literária Chapada do Araripe

            Com o objetivo de promover um intercâmbio cultural, estimulando a leitura e a escrita, o Sesc Pernambuco realiza a II Jornada Literária Chapada do Araripe.  O evento acontece no período de 18 a 27 de abril em seis municípios do Sertão do Araripe: Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade. O grande homenageado desta edição é o escritor ouricuriense PEDRO AMÉRICO DE FARIAS (2º da foto em destaque). Versátil, Pedro escreve e diz poesia, experimenta a prosa de ficção e o ensaio. É autor de diversas obras que merecem destaque, como ParÍmpar, Viagem de Joseph Língua e Linguaraz. Esta última que faz um mix de poesia com música.

            A construção da Jornada contempla a necessidade de descentralizar as ações de literatura do eixo da capital pernambucana, a partir da ideia de criação de corredores culturais no interior do Estado, o projeto foi pensado tendo como base o retorno profissional de escritores e pensadores de literatura, que residem fora de sua terra natal, e o encontro deles com os escritores que residem no Sertão do Araripe, microrregião localizada na Chapada do Araripe, um dos pontos de intensa produção literária do estado.
            A programação inclui oficinas, apresentações musicais, recitais, alvorada, rodas de conversa, exibição de filmes e fotos e Um escritor na minha escola, que tem o objetivo de aproximar jovens leitores de quem escreve em Pernambuco, atualmente, aprofundando essa relação e o conhecimento acerca da criação literária.

        O que se destaca nesta edição é que cerca de 70% dos escritores que estão participando são da Região do alto sertão de Pernambuco, explica o Gerente de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho, que destaca a importância da valorização dos escritores locais para a construção do projeto.

            Entre os escritores que participam desta Jornada Literária estão: Luce Pereira, Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, Marcelino Freire, Cida Pedrosa, Chico Pedrosa, Cícero Belmar, Lenice Gomes, Lourival Holanda, Meca Moreno, Miró, Sidney Rocha (ganhador do último Prêmio Jabuti) e Xico Sá.

         Além de propiciar a aproximação dos leitores com os escritores e um intercâmbio entre as produções do interior e da capital, a Jornada Literária investe também em formação, com oficinas antes e durante a jornada.  

            Poesia em Grafite - A grafitagem, também tem espaço garantido no evento com o artista recifense Gallo de Souza, que ministra oficinas em Bodocó e como resultado, mostra sua poesia em grafite nos muros e paredes da cidade.

           Outras ações que o projeto vai promover são as exposições Poeta João, uma livre criação a partir da obra de João Cabral de Melo Neto, em Bodocó, e Cem Rosas para Guimarães, em Araripina, com curadoria de Naruna Freitas e montagem de Sandra Lira. As exposições ficarão em cartaz nas duas cidades até o dia 24 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 21h. Ainda acontecem a Jornada em Fotos, com exibição de filmes e fotos das Jornadas Literárias do Sesc em praças públicas; e a Instalação Pé de Livro, que possibilita o acesso ao livro de forma educativa e lúdica. Essas duas últimas ações acontecem nas cidades de Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade. A entrada é gratuita para toda a programação.

Da redação do Blog da Folha de Exu

P. S. Nessa programação, representando Buíque, estará este poeta e blogueiro se apresentando em Ouricuri e em Exu, cidade do rei do Baião.





FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL É GRANDE ATRAÇÃOP DESSA QUINTA E SEXTA FEIRA EM IBIMIRIM /PE


            A cidade de Ibimirim, estar cada vez mais investindo  em sua cultura, depois do sucesso do circuito multicultural realizado  em março, agora é a vez do  Festival Pernambucano Nação Cultural que irá  acontecer nos próximos dias 18 e 19 no município.

            Antecipando o dia do índio, na quinta feira, (18) a partir das 19:00 horas acontecerá a Mostra de Cinema na Estrada, o local  já estar definido será na aldeia dos índios Kambiwá que fica a 25 Km do centro da Cidade.

       Na sexta feira é a vez dos estudantes e sociedade em geral verem de pertos a apresentação da Banda Filarmônica  e Associação dos Músicos de Sopro de Arcoverde, esse evento será a partir das 20:00 horas na praça Castro Alves.

            Ainda na sexta feira, de volta a Aldeia Kambiwá a partir das 16:00 hora haverá um encontro da cultura dos povos indígenas com apresentações de grupos teatrais,banda de pífano, samba de coco além de dezenas de atrações culturais convidadas vindas das cidades de Arcoverde, Sertânia e Custodia além das atrações locais.   

Publicado no blog Giro Social, do amigo Adauto Nilo, em 16.04.2013.

  

                                 
                                      
                                                   POETAS DAQUI

                                    Abril pra poesia!

            O Sesc Ler Buíque vem promovendo neste mês de Abril mais uma etapa do projeto POETAS DAQUI que está acontecendo desde o dia 16 e vai até hoje, 18 de abril. O evento é em homenagem especial aos poetas buiquenses Rosa Ramos e Sivaldo Oliveira.

       O Projeto pretende promover a valorização dos escritores junto à comunidade local, bem como intensificar as ações voltadas ao fortalecimento da literatura em nossa região, estimulando, assim, a continuidade desse processo através de um ciclo de palestras, conversas entre escritores e leitores, leituras de obras, saraus e recitais. 

            Hoje acontecerá um sarau na Biblioteca Graciliano Ramos e contará com participação deste poeta e blogueiro. 

           O Sesc Ler Buíque convida você para participar deste projeto tão importante para a nossa região que poderá contribuir para o surgimento de novos poetas e escritores da da região, e o mais importante, daqueles que apreciam uma boa leitura. 

              A entrada é gratuita, se faça presentee não vá só, leve um amigo, um irmão, a namorada, o namorado, o pai, a mãe,com certeza vai ser legal !. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário