terça-feira, 2 de abril de 2013

O SISTEMA ESTÁ FORA DO AR



        
          
            Vez por outra os usuários dos serviços públicos em nosso país, e creio que em vários cantos do mundo, ouvem essa expressão que nos são dirigidas do outro lado do balcão de atendimento: “O sistema está fora do ar”. É a chamada modernidade, onde praticamente tudo só funciona a base do computador, internet e seus múltiplos programas. Quando por algum motivo o sistema sai do ar, fica tudo paralisado: Bbancos, Fóruns, Postos de INSS, Correios, etc. É como se o coração da instituição parasse de bater ou faltasse ar em seus pulmões. Não há o que fazer, a não ser esperar a normalização do programa.  

           Certa vez, uma colega questionou: “E se algum dia acontecer um blecaute no sistema de forma definitiva, o que aconteceria? ”. Respondi, que nunca havia pensado nessa situação, embora tenha informações de profissionais da área que esse é um fato de probabilidade praticamente zero.

       Não sendo conhecedor do assunto, apenas curioso, pois não domino sequer 0,0000001% de informática, apenas faço o básico do básico, entretanto, creio que a colocação da colega é pertinente.

          Sabe-se que tudo o que conhecemos da história mundial, o desenvolvimento das culturas, desde os tempos medievais e até a atualidade nos foi transmitido por duas formas, a prática transmitida de um povo para outro, de uma para outra geração, e, sobretudo através da escrita. Grandes civilizações que hoje não mais existem, só as conhecemos através das obras que sobre elas foram escritas. Bibliotecas do planeta mantém sob seus cuidados e administração livros que nos relatam a vida desde sua origem. Os livros escritos em folhas são provas vivas. Mesmo que um continente venha sofrer alguma catástrofe, em outros recantos do planeta os livros continuarão espalhados, podendo ser reproduzidos, republicados, traduzidos, etc. Agora, como questionou a colega, atualmente até os livros estão sendo digitais, virtuais, daí a pergunta: Como seria se ocorresse uma catástrofe no sistema de informática de forma mundial e tudo o que foi salvo até hoje fosse perdido?. Como recuperar os dados?
 
          Conversando sobre o tema há poucos dias, com alguém que domina o assunto, fui informado que recentemente ocorreu uma pane mundial, que foi solucionada rapidamente, mais rápido dos que os apagões, tão populares no Brasil. Desse assunto – apagão, nós brasileiros entendemos. Vários ocorrem a cada ano, de modo que a população, apesar de transtornada, já está se acostumando.

            Traduzindo o assunto para uma experiência mais próxima, observo que no mês passado, tivemos essa “saída do ar” no sistema do fórum local por quase uma semana – de 21 a 26 de março, sendo regularizado na quarta feira, dia 27 por volta de 10 horas. Como quinta e sexta não houve expediente no Judiciário, por se tratar de feriados da páscoa, voltamos ao trabalho na segunda de manhã, dia 1º de abril (dia da mentira é pura coincidência), e para surpresa nossa, o dia já amanheceu novamente sem sistema, só que desta vez, para piorar a situação o “apagão” foi também no setor eleitoral.

          Mais uma vez, diante de usuários dos nossos serviços, infelizmente tivemos que usar a frase que já virou chavão: “O SISTEMA ESTÁ FORA DO AR”. Enquanto isso, o acúmulo de serviço vai aumentando a cada momento e quando o sistema resolver “ENTRAR NO AR” quem já está quase SAINDO dele são os funcionários de tão assoberbados pelo que foi acumulado durante vários dias sem esse serviço.

            Mesmo assim, creio que quem já se acostumou com essa parafernália toda, não deseja voltar ao tempo quando tudo era escrito manualmente com  caneta esferográfica, ou mesmo à velha máquina de datilografia. É melhor continuar SEM SISTEMA ou FORA DO AR por um ou dois dias, do que permanecer NO AR, ininterruptamente, porém datilografando ou escrevendo um documento por horas quando no computador moderno, passamos apenas alguns minutos. Nesse aspecto, podemos dizer: VIVA A MODERNIDADE !


Nenhum comentário:

Postar um comentário