terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O VÔO DO PÁSSARO LIVRE



                       
     No início da noite da quinta feira, dia 05 de dezembro de 2013, estava assistindo a TV quando a programação foi interrompida com aquela música de suspense, própria de quando notícias chocantes são levadas ao ar. Desta vez a manchete foi recebida feito um choque elétrico. O planeta inteiro ficou triste com a notícia da morte do grande líder mundial Nelson Mandela. Depois de vários dias lutando contra a doença e com um das biografias mais belas, marcada pela luta contra o racismo e em prol da liberdade, nosso grande líder partiu no fim daquela tarde, aos 95 anos, deixando um grande exemplo para a humanidade: sua vida, sua luta e sua história. 


                Assim que recebi a notícia, através da televisão, corri para o computador e escrevi a homenagem singela abaixo, consciente de que os exemplos deixados pelo grande líder jamais serão apagados pelo tempo e seus frutos serão colhidos por séculos.

                Assim como Gandhi, Mandela foi um Mahatma, que quer dizer grande alma. Só pessoas assim são capazes de perdoar seus algozes. Depois de 27 anos preso e submetido a trabalhos forçados, por lutar contra o apartheide - regime que negava aos negros, mestiços e asiáticos direitos políticos sociais e econômicos, saiu das grades da cadeia e pouco tempo depois assumia o comando de sua nação, a África do Sul como o primeiro presidente negro, governando o país de 1994 a 1999. Num gesto de grandeza perdoou seus algozes e em 1993 ganhou o Prêmio Nobel da Paz, um reconhecimento pela sua luta em prol da democratização do país.
 

      Valeu Mandela, da África para o mundo e do para a eternidade.

           Eis minha singela homenagem poética:

                          NELSON MANDELA
 
                         

                            QuaNdo o fruto está maduro
      Colhido já podE ser
              O sol dar Lugar à estrela
        Pra noite maiS bela ser
                      SendO plantada a semente
                           NiNguém impede o crescer.


                             ExeMplos bons são lembrados
                  E muito mAis, são seguidos
                            QuaNdo se tem ideal
Nunca se sente impeDido
                        Nem mEsmo algema ou prisão
                                  ALteram sua visão
     E o alvo é sempre Atingido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário