quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A REFORMA DA PRAÇA CENTRAL E O RESGATE DA FESTA DO COMÉRCIO DE BUÍQUE



 


     Quem passa pelo centro de nossa cidade atualmente está aprovando as reformas da Praça Major França e da antiga praça Vigário João Inácio,  atual anfiteatro. Há muito as mesmas estavam precisando de uma reforma e elas chegaram a bom tempo. A iluminação, que antes era insuficiente, agora, com novos postes, bem mais altos que os anteriores,  está clareando não só a praça mas a rua inteira. Foi plantado um novo gramado e grades para proteção e a reforma mais esperada de todas – a colocação do novo ponteiro no relógio de um ponteiro só. O que se espera agora é que a população conserve o que é seu e que o governo municipal disponibilize alguns guardas para proteger o patrimônio público. Quando algum vândalo vir a destruir alguma peça, que seja promovida a competente ação judicial ou administrativa para que o responsável seja “convidado’ a reparar o dano. Parabéns ao governo municipal por este trabalho e que venham novas obras no ano vindouro. 

          Segundo informações do Dr. Blésman Modesto de Albuquerque, atual secretário de cultura deste município e Roberval Ramos Ferreira, Diretor do museu e Casa de Cultura de Buíque, a festa do Comércio de Buíque está de volta a partir deste ano. Com um novo formato, a começar pelo título, que será denominada “A festa da família buiquense” a mesma acontecerá no período de 24 a 30 de dezembro e contará com a participação de várias atrações locais e regionais e com o apoio da prefeitura municipal e do comércio buiquense.
 
Foto 1 - Manoel Francisco, conhecido por Manoelzinho, papai Noel, Blésman e Vanda Modesto, numa noite de natal, distribuindo presentes às crianças carentes.   Foto 2-Cícero Carcereiro, o popular "Queixinho", Nelson França (locutor oficial da festa do comércio), Carlinhos no contrabaixo e um dos filhos de Edgar marchante, cantando como calouro.  Foto central abaixo: Grupo o pastoril sob a coordenação de Nelson França. Ao lado esquerdo Jonas Modesto de "conjunto azul", moda da época, e com as mãos para trás.   
         
      Para quem não se recorda, essa festa marcou época na gestão do prefeito Blésman Modesto (1977-1982).  Era montado um palco no centro da cidade, mais precisamente em frente a residência de D. Teté e seu Paulo, centenas de mesas e cadeiras e várias barracas eram espalhadas num pátio específico, servindo bebidas, refrigerantes e lanches para a população e o parque infantil era montado no centro da cidade. A festa encantava a pessoas de todas as idades, inclusive no repertório musical, à época comandado pelo conjunto “Som Bléss Sete”. Havia o grupo do pastoril, o papai Noel na véspera de natal, distribuindo presentes custeados pelo governo municipal, para as crianças carentes, show de calouros e muita cultura.

         Este poeta blogueiro sempre foi um dos batalhadores para que a festa fosse resgatada, no entanto, não via nenhum sinal positivo de quem tinha o poder de mando, contudo, com Blésman na Secretaria de cultura e considerando a amizade com ele e com Roberval, me senti na liberdade de cobrar praticamente toda vez que me encontrava com os mesmos o resgate dessa festa popular que ainda vive na lembrança dos quarentões.

         Pois bem, depois de muitas sugestões e pedidos, finalmente Dr. Blésman e Roberval receberam o aval do prefeito Jonas Neto e finalmente a festa vai ser ressuscitada.

      Para quem não sabe, esse tipo de festa tem influenciado muitos artistas, inclusive componentes da banda “ROUPA NOVA” foram frutos inspirados nos embalos dessas festas interioranas.  

         Gostaria só de dar mais uma sugestão: Que a festa aconteça no mesmo local de antes e não no pátio de eventos, considerando que este é muito grande e só serve para grandes atrações. No caso da festa em comento é algo mais familiar, voltando mais para a população da cidade. Todos sabem que naquele local mil pessoas é mesmo que um pingo d’água no oceano, sem contar que nesse período o frio é intenso e o local alto e descampado. Nada impede que o palanque seja armado no centro da cidade, num local que não feche a rua para não impedir o tráfego dos veículos. As mesas e cadeiras plásticas podem ser montadas a partir das 18 horas e desarmadas à meia noite, já que o evento ocorrerá das 20 à  zero hora.

         Aproveito o espaço para parabenizar o prefeito Jonas Neto e sua equipe e desejo êxito nesses projetos, que com certeza trarão bem estar e alegria para a população buiquense e porque não dizer para os turistas que sempre nos visitam, principalmente nessa época do ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário