terça-feira, 9 de setembro de 2014

BIBLIOTECA MUNICIPAL GRACILIANO RAMOS EM BUÍQUE RECEBE QUASE CINCO MIL LIVROS DO ACERVO PESSOAL DE CYL GALLINDO



  O Grupo de Leitores Cyl Gallindo tem a honra de comunicar que neste dia 10 de setembro (quarta-feira), mais precisamente no período da tarde, a Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, da cidade do Buíque, receberá o acervo de quase 5.000 livros do escritor buiquense Cícero Amorim Gallindo, mais conhecido por Cyl Gallindo (nasceu em 28 de maio de 1935 em Buíque e faleceu em 04 de fevereiro de 2013 em João Pessoa).

 O Grupo de Leitores irá auxiliar junto à biblioteca na organização e conservação do acervo dos livros e demais materiais referentes ao Escritor buiquense.

                              CYL GALLINDO

 Filho de João Torres Gallindo, ourives/agricultor, e de Maria Cursino de Amorim Gallindo, doméstica, foi o 6° de 13 filhos. Nos primeiros anos o universo do poeta era a cidade de Buíque: o Grupo Escolar Duque de Caxias e a professora Dona Dodoce; o promotor Geraldo Valença, que leu seus primeiros poemas; o seminarista José Cursino; e seu avô Pai gué – Miguel Pinto de Amorim. Com apenas 14 anos, sem armadura nem espada, inicia suas andanças. Começa pelo Sertão do São Francisco. Em Paulo Afonso trabalha na mercearia de um concunhado e visita o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica. Depois vem para o Recife, onde cursa o ginásio no Colégio Moderno.

Cyl Gallindo foi um  sociólogo, jornalista,  poeta,  contista e cronista brasileiro. Diplomado em Ciências Sociais pela UFPE.

“o meu norte está na direção de Buíque, Pernambuco, Nordeste, Brasil, América do Sul. Aqui está o meu mundo composto não somente de terra, mas também de céu, água, ar, fauna, flora; mais de hábitos e costumes, de amores e solidões; de derrotas e glórias; de tristezas e alegrias e, principalmente, de uma língua vernácula. Língua das minhas canções-de-ninar, ouvidas, quando ainda estava no ventre”. Confessou o Escritor em artigo publicado no Jornal Democrata, de São José do Rio Pardo/SP, em 28 de setembro de 1996.

Ø Fontes 1: Ana Maria César - Escritora, poeta, membro da Academia Pernambucana de Letras.
Ø Fonte 2: Leonardo Silva – Escritor, poeta, membro do Grupo de Leitores Cyl Gallindo, funcionário da Secretária de Cultura – Turismo e Esportes da cidade do Buíque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário