sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ABRAM AS JANELAS. O SOL DA PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO!


       Ao dar a luz a poesia e a melodia da canção “Sol de primavera”, creio que seus autores, Beto Guedes e Ronado Bastos estavam experimentando um momento especial em suas vidas.
        A música é mais do que uma simples canção. É uma declaração de amor a vida.
        Setembro é um período do ano que abre as portas para primavera, a mais bela estação do ano. O cheiro da terra molhada, as rosas brotando nos jardins,  pássaros em revoada pelo céu, o jasmim da noite perfumando as ruas da cidade e o clima gostoso da noite, tudo isso contribui para que renasçam as esperanças através da preparação de outros eventos que se avizinham. Formaturas, conclusões, casamentos, e ao final, as festas natalinas concluindo o ano que chega ao fim.
Há quem acredite que a letra tem a ver com o período da ditadura no Brasil, já que o autor vivenciou essa época e viu muitos amigos presos e desparecerem, principalmente da classe artística Talvez esses fatos tenham inspirado essa letra tão intimista. As frases: “Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar” e “Já choramos muito, muitos se perderam no caminho”, talvez tenha alguma conotação com o contexto vivido na época, já que a música original  foi gravada na década de 70.  
        Por essas e outras razões essa canção,  famosa na voz do mineiro Beto Guedes nunca envelhece. Renasce a cada primavera e há de embalar a vida de muita gente, principalmente dos jovens, atualmente tão agredidos com um leque de músicas sem qualidade poética e muito menos rítmica.
        Que os nossos ouvidos continuem “antenados” para ouvir música que faz bem não só aos ouvidos mas também a alma.
        Quem não lembrar da melodia da canção aqui referida é só acessar no Google “Sol de primavera”, com Beto Guedes e se deliciar com esse “favo de mel musical”, oriundo das belezas ricas e naturais do estado mineiro. Quem desejar uma regravação mais moderna é só ouvir essa mesma musica com o grupo Catedral. Um pop rock jovem que faz bem aos nossos ouvidos.  Só para relembrar sua mensagem:

                 “Quando entrar setembro
                E a boa nova andar nos campos
                Quero ver brotar o perdão
                Onde a gente plantou juntos outra vez.

                Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
                Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar...

                Já choramos muito
                Muitos se prenderam no caminho
                Mesmo assim não custa inventar
                Uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera
                Abre as janelas no meu peito.
                A lição sabemos de cor só nos resta aprender...”


           Que o “sol da primavera” continue brilhando na vida do meu povo, inspirando poetas, cantores, escritores e até pessoas simples, que não escrevem, mas interiormente são profundos doutores em ensinamentos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário