quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ESCOLA TÉCNICA CYL GALLINDO EM BUÍQUE



Foto 1 - Este blogueiro com Mirian Briano e Cyl Gallindo.       Foto 7-Gov. Eduardo Campos e Pref. Jonas Neto, manhã do dia 22.07.2013 no ato de assinatura da ordem de serviço da Escola Técnica Cyl Gallindo.

         

        Apresento meus votos de parabéns ao povo de Buíque e ao Governo municipal, pela assinatura da ordem de serviço para construção de uma escola técnica em nosso município. Buíque há muito almejava essa conquista, que não é tão somente de um partido político, mas do povo. A assinatura do documento ocorreu no dia 22 de julho do corrente ano, com a visita do Governador do Estado, Eduardo Campos a este município, evento que contou com a participação do Prefeito Jonas Camelo Neto, da vice prefeita Mirian Briano Alves, vereadores e da população. 

         Mesmo com a ajuda do governo federal, através dos vários incentivos, como é o exemplo do Fies, nem toda família tem condições de custear uma faculdade para nossos jovens que precisam de uma boa formação escolar e profissional para enfrentar a concorrência de empregos em nosso país. As escolas técnicas chegam num momento oportuno, para preencher essa lacuna. Com ela muitos jovens de nossa terra e região poderão participar dos vários cursos técnicos que serão implementados tão logo a escola seja concluída.   A obra custará cerca de 7,6 milhões e sua inauguração está prevista para o segundo semestre do ano vindouro.

         Apresento também os meus parabéns pela escolha do nome da escola. CYL GALLINDO foi uma ótima opção. O filho ilustre, apaixonado por sua terra natal, daqui saiu muito jovem. Formou-se em sociologia, foi também jornalista, poeta, contista e cronista. Escreveu e lançou cerca de 14 livros, vários deles traduzidos para outros idiomas. Foi assessor de comunicação do Senado Federal e por onde passou enalteceu o nome de Buíque. Residiu em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro e há anos morava em um apartamento em Boa Viagem, na capital pernambucana, mas sempre que podia visitava seu torrão natal para rever os familiares e amigos. Tive o privilégio de fazer companhia ao amigo Cyl durante várias dessas visitas.

         Mesmo sem residir aqui, Cyl tinha uma grande preocupação com suas origens e praticamente em todos seus discursos e entrevistas fazia questão de citar: “Buíque é minha pátria umbigo”.

         Questionaram de quem foi a sugestão pela escolha de Cyl para essa escola. Não me atrevo a dizer de quem realmente partiu a idéia, mas como bom buiquense “dei meu chute” com segurança: Considerando que Gallindo era muito amigo do governador Eduardo Campos, inclusive sua Excelência esteve presente na cerimônia de sua posse na Academia Pernambucana de Letras, ocorrida na noite de 22 de outubro de 2009, creio que pode ter partido do governador essa homenagem. Por outro lado, essa sugestão pode também ter partido da amiga vice-prefeita Mirian Briano Alves. O homenageado era muito amigo dela, inclusive em uma de suas visitas a Buíque, me convidou para visitar a conterrânea e aproveitamos a ocasião para almoçarmos com ela em sua casa. Como Mirian tem sido uma forte liderança em busca de recursos e obras para nosso município, essa idéia de homenagear o amigo escritor-jornalista pode muito bem ter partido dela.

         Ontem (06.08.2013), a tarde, conversando pessoalmente com Mirian, fiz essa pergunta e ela respondeu prontamente: “O governador pediu que nós escolhêssemos o nome do homenageado e o nome veio de imediato: Cyl Gallindo. O governador concordou com a sugestão e oficializou a homenagem.    



         Contudo, independente quem tenha sido o autor da homenagem, meus parabéns pela lembrança ao filho ilustre que faleceu em 04 de fevereiro de 2013 em João Pessoa/PB, aos 77 anos.

         Parabéns também ao prefeito Jonas Camelo de Almeida Neto por essa conquista do seu governo e do povo de Buíque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário