sábado, 14 de outubro de 2023

PALESTRA CULTURAL NA ESCOLA ASSENTAMENTO DOIS IRMÃOS

 

         Na noite desta quarta-feira, dia 11 de outubro, atendendo convite da direção da Escola João Bezerra de Brito, localizada no Assentamento Dois Irmãos, distrito do Carneiro, neste município de Buíque-PE, estive realizando uma palestra cultural com o tema "Literatura", dando um enfoque especial à literatura de Cordel.

        Na presença de cerca de quarenta pessoas, auxiliado por multimídia, contei um pouco da minha história de vida, minhas passagens nas escolas municipais e estaduais de Buíque. Depois pelas faculdades de Formação de professores de Arcoverde-PE -AESA CESA) (onde cursei letras e pós graduação em língua portuguesa e suas literaturas), e Faculdade de Direito de Caruaru-PE, onde fiz o curso de Direito. Falei também sobre minha profissão no judiciário, onde trabalho há mais de trinta anos e, principal tema da palestra: discorri por cerca e uma hora e meia sobre literatura, com enfoque especial na poesia popular, a poesia de cordel.

        As origens dessa vertente poética, os motivos do nosso nordeste ser tão rico nessa produção cultural, alguns dos seus maiores expoentes. Contei também sobe minhas inspirações e para não ficar só em narrativas, declamei diversos cordéis de minha autoria e de outros poetas nordestinos.

Sob os aplausos dos presentes, ganhei de presente uma poesia muito bem elaborada e inspirada, escrita e declamada pela aluna Macione Mônica, e um arranjo tipo xilogravura, feito em madeira, criação e outro aluno, Sr. Valdeci, que fez questão de ir à frente dizer o motivo de sua manifestação de carinho.

      Depois de quase duas horas de conversa, poesia e história, a palestra foi encerrada com a declamação de duas poesias extraídas do Novo Testamento, contidas no livro de minha autoria "Pão, vinho e Poesia". Em seguida foi servido um lanche especial a todos os presentes e aproveitei a oportunidade para distribuir gratuitamente entre os participantes cerca de  vinte e cinco livretos de diversos cordéis de minha autoria.

      Agradeço à direção da escola, representada por Mary Barbosa e demais professores, pela recepção e apoio, bem como  aos alunos, pela presença e lembranças que me presentearam naquela noite memorável. 

 Abaixo, algumas fotos do evento:

 

 


 

                   

               Abaixo a poesia escrita pela aluna Macione Mônica, em minha homenagem, pelo que agradeço profundamente.

                                          A entrega da poesia, após sua apresentação, pela autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário