sexta-feira, 27 de outubro de 2023

ANIVERSÁRIO DA ABLA E POSSE DA NOVA DIRETORIA

 

          Na noite de ontem, precisamente das 19:40 às 22 horas, na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, nesta cidade de Buíque-PE, agreste do Estado, aconteceu a cerimônia de aniversário  e posse da nova diretoria da Academia Buiquense de Letras e das Artes – ABLA.

          Fundada oficialmente em 23 de outubro de 2014, em reunião que aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, sob a liderança do Dr. Manoel Modesto de Albuquerque Neto, auxiliado por diversos produtores culturais da cidade, a ata de fundação foi registrada no cartório de Títulos e Documentos da comarca, às fls.66 do livro “B”, sob o nº 10.473, sendo legalmente registrada junto a Receita Federal, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ sob o nº  21.407.167/0001-41.

           Durante os dois mandatos presididos pelo seu fundador, a ABLA realizou vários eventos culturais neste município, dentre eles um intitulado “Cultura na feira”, onde foi armada uma tenda no centro da feira livre e ali vários poetas e cantores declamaram versos, apresentaram canções populares, expuseram quadros de pintura e executaram suas expressões culturais para o público.

         Outro evento que foi executado foi o “Cultura nos bairros”, no qual uma equipe de poetas e cantores apresentaram suas artes nos Bairros São José e  Frei Damião, além de se apresentarem na praça pública, no anfiteatro instalado no centro da cidade, por diversas vezes, dando vez e voz a todo aquele que teve interesse em participar dos eventos, fosse ou não cadastrado na ABLA.

          Com a pandemia do Covid-19, que se alastrou por todo o planeta, as atividades culturais sofreram uma parada e agora pretende voltar a executar aqueles e outros projetos, contando sempre com o apoio dos filiados e da população em geral.

         No evento de ontem a noite, que celebrou os nove anos de existência da instituição e  teve como mestre de cerimônia o popular NELSON FRANÇA, este apresentou um breve relatório sobre a ABLA e antes de convidar os membros da nova Diretoria para formar a mesa,  concedeu a oportunidade para que o associado e academicista EUDES FRANÇA, o popular MUTUKA tocasse e cantasse algumas canções da Musica Popular Brasileira, o qual executou cinco canções do seu repertório, todas da época da jovem guarda. Em seguida foi apresentado num telão diante do público um vídeo de treze minutos, narrando a história de fundação da Academia Buiquense de Letras e das Artes, a ABLA.

          Em seguida foram convidados os membros da nova diretoria para formarem a mesa. Dr. MANOEL MODESTO DE ALBUQUERQUE NETO, (advogado e escritor), ex-presidente, que continuou como presidente de honra, PAULO TARCISO FREIRE DE ALMEIDA, poeta e escritor, como novo presidente, LEONARDO ROGÉRIO DA SILVA, poeta e escritor, na condição de vice-presidente, EUDES FRANÇA DOS SANTOS (Mutuka), músico e cantor, na condição de secretário, SIVALDO  DE OLIVEIRA SILVA (poeta e escritor), na função de tesoureiro e ROBERVAL RAMOS FERREIRA (historiador) e PAULO ANTUNES DE BARROS (fotógrafo), na função de relações públicas.

          Formada a mesa foi facultada a palavra e cada um dos componentes tiveram a oportunidade de expressão, inclusive o Sr. ESILDO BARROS, atual secretário de Cultura do município e a poetisa DENISE ALVES DINIZ.

          O encerramento dos oradores ficou por conta do novo presidente da ABLA, Sr. PAULO TARCISO FREIRE DE ALMEIDA,  que falou da alegria de ver presentes naquele momento, pessoas pelas quais tem profundo respeito e admiração, pelos serviços prestados neste município a exemplo da professora Yolanda Barros, o Sr. Edmilson Soares de Macedo, conhecido popularmente como “Billy Kid,” grande artista plástico do município, os amigos Vandelso e Antonio dos  dos Correios, Paulo Cavalcanti de Albuquerque, popularmente conhecido como “Paulinho da Oara ou Paulinho de Clóvis”,  as poetisas Rosa Ramos, Irivanize Albuquerque e Denise Alves Diniz Araújo e tantos outros que fizeram questão de honrar o evento com as suas presenças.

          Destaques também merecem os amigos Paulo César Barmonte e Alex Soares da Silva, o primeiro como historiador e o segundo como poeta, compositor e cantor, além do popular  Stanislau, cantor e grande apoiador da cultura regional, e o próprio academicista Leonardo Rogério, que se envolveu no evento de corpo e alma. Lembro também de agradecer o amigo Airon Liberato, que além de haver sido o responsável pela gravação do cordel em vídeo, ainda colaborou com a instalação do som no local, e o amigo e primo, professor Marcos Jean, responsável pela exibição dos vídeos através de multimídia.

             O novo presidente ainda fez questão de destacar a alegria de ter como mestre de cerimônia do evento o amigo Nelson França, que segundo disse: “É um grande ícone do seu tempo de criança”, principalmente pelo seu trabalho frente às festas do comercio nos idos dos anos 80.  

              Encerando com chave de ouro a reunião foi apresentado um cordel em vídeo de 9 minutos, intitulado “BUÍQUE DO MEU PASSADO”, de autoria de Paulo Tarciso, com fundo musical da canção “Meus tempos de criança”, do saudoso Ataulfo Alves, com exposição de cera de 50 fotos de personalidades e festas tradicionais do município em décadas passadas, o que causou muita emoção nos presentes, inclusive alguns chegando até a chorar.

          Encerrado o vídeo, com os aplausos emocionados dos presentes, Paulo ainda cantou juntamente com o amigo Mutuka, a canção “Vou-me embora”, do saudoso cantor e compositor pesqueirense Paulo Diniz, sucesso do ano de 1972.

             Encerado o evento, foi servido lanche aos presentes e Paulo diz ter voltado para casa com a consciência do dever cumprido naquela noite.

         Por fim e não menos importante, quero agradecer ao pessoal da Biblioteca Graciliano Ramos, representada pela minha prima Gleiciane Freire, pelo grande apoio que nos deram.

                Confira abaixo algumas fotos do evento:   

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário