quarta-feira, 29 de maio de 2019

ESCOLA DE REFERÊNCIA JOSÉ EMILIO DE MELO, EM TUPANATINGA REALIZA MEGA FESTA CULTURAL




               Nesta quinta feira, dia 29 de maio de 2019 na Escola de Referência José Emilio de Melo, na cidade de Tupanatinga, agreste de Pernambuco, teve início a grande festa cultural intitulada “Chá Literário”, que se estenderá até amanhã.


              O evento conta com uma megaestrutura e a participação de alunos e professores daquela instituição, que tem levado a sério a educação naquele município, com uma seleção de professores altamente capacitados.


        Logo na recepção, vê-se uma exposição de quadros pintados por um jovem aluno Fernando, exibindo os bustos de escritores e artistas nacionais como Ariano Suassuna, Castro Alves, Cecília Meireles, Carlos Drumond, Mário Quintana, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Braulio Bessa,  dentre outros. Também foram lembrados artistas regionais como Diosman Avelino, Paulo Tarcísio, Aldo Almeida e Iadson Lima. 


            Iniciados os trabalhos às 10:00 horas, a Diretora do educandário Geysa Feitosa declarou abertura do evento e um aluno, vestido a caráter, distribuiu um cardápio diferente às pessoas que se encontravam sentados às mesas espalhadas no ambiente. O diferencial daquele cardápio era no que deveria ser escolhido para saborear. Em vez de bife, arroz, batata frita, macarrão ou feijão, o que se via na lista eram poetas e poesias que seriam declamadas pelos alunos ali preparados para cada escolha dos presentes.


          Dada início às apresentações, de acordo com a escolha do público, foram subindo ao palco os escolhidos. Lindas jovens e rapazes, sob os aplausos dos presentes e diante de torcidas mais vibrantes que aquelas organizadas em finais de campeonatos de futebol, seguraram o microfone e mandaram o recado.


        Músicas, poemas e poesias dos mais diversos poetas e escritores brasileiros foram interpretados com muito estilo, segurança e maestria, sempre recebendo os aplausos após cada apresentação.  


         Para encerrar o evento da manhã este poeta fui convidado, como participação especial, para dizer um pouco sobre sua experiência na cultura, já que tenho livros publicados e sou bastante conhecido como poeta de cordel na região. Subindo ao palco, e vendo que o amigo vereador Neto de Duca, presidente da Câmara de Vereadores daquele município se fazia presente no local, facultei a palavra ao mesmo para que, antes de minha fala,  também participasse do evento. E não é que o vereador, em poucas palavras  falou sobre a importância do evento e ainda declamou a poesia “aprendi a cantar sem professor (de Zé Cardoso) e cantarolou versos da canção  “Xote universitário”, de Aciolly Neto e Santanna, o cantador !. 


        Encerrando o evento, falei da alegria de participar daquela festa cultural, parabenizei a direção e todos que organizavam o evento e para não ficar só em palavras, declamei duas poesias caboclas do poeta paraibano Chico Pedrosa, um poema de Manuel Bandeira e uns versos de minha autoria, sendo convidado para ouvir duas declamações de versos do meu livro “Pão, vinho e poesia”, por dois jovens daquela escola, me sentei no “banco da praça”, ali mesmo no palco e me deliciei ao ouvir duas belas paisagens bíblicas do livro que publiquei recentemente. 

          Para concluir o evento, complementei declamando, ainda do mesmo livro “a purificação do templo” e fechei com chave de ouro com “a cura dos dez leprosos”, passagem que fala sobre a gratidão de apenas um dos dez doentes que foram curados.  


          Como tinha que trabalhar, retornei para casa ao meio dia, com o prazer de ter vivenciado uma manhã saborosa, diante de uma mesa farta de café, chá, biscoitos e muita guloseima e ainda a companhia de poetas e poetisas da querida cidade de Tupanatinga.  

          O evento continuou na parte da tarde, até perto do por do sol e contou com a participação especial do poeta Diosman Avelino, buiquense, radicado em Pesqueira, o qual deu conta do recado, declamando poesias de sua autoria e abrilhantando ainda mais o evento. 
CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO, NESTA MANHÃ:








Poeta Diosman Avelino (de branco) - participação especial no evento da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário