quarta-feira, 3 de setembro de 2025

ESCOLA MUNICIPAL NO POVOADO CABO DO CAMPO, EM TUPANATINGA REALIZA EVENTO CULTURAL "ENCONTROS E VERSOS"

A Escola municipal JOSÉ ALBUQUERQUE DE MARANHÃO, localizada no povoado Cabo do Campo, município de Tupanatinga-PE, sob a direção do gestor Edmárcio Macêdo e da professora Raphaela Vanessa, realizou na tarde de hoje o evento cultural intitulado "Encontros e Versos", com a participação dos poetas Valderi Macário, Paulo Tarciso e Socorro Gomes.
 
O evento teve inicio às 15 hs e durou até às 17, sob a direção da professora Raphaela Vanessa, que ao declarar a abertura da "palestra", comentou sobre o objetivo daquele momento cultural, em seguida apresentou os poetas convidados, para que os mesmos inicialmente falassem, em poucas palavras sobre sua vida e suas experiências com a cultura e a poesia.
 
O primeiro a usar a palavra, pela ordem foi Paulo Tarciso, que disse ser filho natural de Buíque, que pela tradição da cidade é chamado "barriga preta". Que sempre estudou em escola pública. Na época da infância trabalhou como engraxate, vendedor de picolé, vendedor de sapatos, na feira livre da cidade e depois de mais adulto trabalhou em dois supermercados de Buíque, até quando passou a trabalhar no cartório do Registro Geral e Imóveis,  e de lá, após ser aprovado em concurso público passou a exercer a função de Técnico Judiciário, estando lotado  no fórum de Buíque desde o ano de 1988 até os dias atuais.
 
Em suas palavras, narrou que seu gosto pela poesia veio dos aboios dos vaqueiros nas festas de vaqueijada, dos cantadores de viola (repentistas) e dos emboladores de coco, muito comuns nas feiras livres no seu tempo de criança.           
     
O próximo a usar a palavra foi o poeta e professor Valderi Macário, que confessou que seu maior prazer é ministrar aulas - o mesmo é professor de história da rede Estadual e Municipal, em Tupanatinga. Disse que seu gosto pela poesia popular, veio, também dos poetas e repentistas que se apresentavam nas feiras-livre de Tupanatinga e uma e suas referências foi o poeta Patativa do Assaré. Confessou que de início, muito jovem, pensava em fazer da fazer da poesia uma forma de se manter financeiramente, mas com o passar do tempo entendeu que era muito difícil conseguir essa proeza, motivo pelo qual resolveu estudar e fazer concurso público, pois essa era a forma mais tranquila de ter sua vida financeira garantida. 
 
Mesmo assim, resolveu continuar escrevendo e divulgando a poesia popular, não mais como forma de ganhar dinheiro, mas por amor à arte e a cultura popular, até porque a poesia é também uma forma de educar.
 
Por fim, a terceira convidada foi a poetisa Socorro Gomes, a qual, em suas palavras introdutórias disse se sentir muito feliz em participar daquele momento, já que ela já exerceu por um bom tempo a função de professora, justamente naquele educandário. Confessou que faz poesia como hooby e que a poesia ajuda até mesmo afastar os problemas da vida, já que também é uma forma de desabafo. Alegou também que sua fonte de inspiração é Jesus Cristo e a vida do povo humilde do sertão e do nordeste brasileiro.Disse também que aquele evento é uma forma de reconhecimento pelo trabalho dela e dos demais convidados.
 
Depois de várias falas complementares dos poetas convidados, a coordenadora, professora Raphaela disponibilizou o microfone para que a plateia presente fizesse as perguntas que desejasse.
 
Foram realizadas diversas perguntas, que foram respondidas, ora por um dos convidados, ora pelos três e, ao final do evento, para não ficar só em palavras, o poeta Valderi Macário declamou alguns versos do seu cordel intitulado "Palavreado Nordestino", seguido da poetisa Socorro Gomes, que declamou também alguns versos de um dos seus cordéis. 
 
Como o horário já estava avançado, foi declarado o encerramento daquela "palestra cultural", agradecendo aos poetas convidados e a atenção dos alunos, sendo anunciado que no dia 11 de setembro acontecerá a conclusão desse  evento cultural "Encontros e Versos", quando os três poetas estarão de volta com novas oportunidades para complementar o que não foi possível hoje, inclusive apresentando algumas poesias, suas ou de outros autores.
 
Abaixo, algumas fotos desta tarde maravilhosa, desde logo agradecendo à direção da escola e aos alunos, pela atenção dispensada.         
   

                
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário