domingo, 3 de fevereiro de 2019

TRINTA DIAS DE FÉRIAS PASSEANDO COM GUIMARÃES ROSA E JOÃO UBALDO RIBEIRO.




       Considerando que minhas férias estão chegando ao fim, quero dizer que aproveitei bastante esse período de descanso, para fazer uns passeios muito prazerosos e emocionantes. Conheci cidades dos Estados de Minas Gerais, Bahia e Alagoas.


        Em Alagoas estive visitando a cidade de Delmiro Gouveia- cidade dos meus sogros e cunhados,  e Olho D’gua dos casados. Nesta ultima aproveitei para dar uns mergulhos no “velho Chico” e me deliciar  com as comidas servidas na beira do rio, inclusive um ótimo peixe assado na brasa. O período que ali em Alagoas foi curto, apenas quatro dias.


        No Estado de Minas, o passeio foi mais longo, durou cerca de doze dias. Lá, além de Belo Horizonte, conheci muitas cidades pequenas; acompanhei várias caravanas, tangendo a boiada pelas estradas empoeiradas do interior mineiro. Presenciei cenas de violência em alguns povoados e ate morte de alguns peões. Já nos dois últimos dias assisti um duelo entre dois valentões: Joãozinho Bem-Bem e Augusto Matraga. Nesse passeio não foi preciso sair de casa, aconteceu em minha biblioteca partilhar,  quando lia a obra Sagarana, de Guimarães Rosa.


         O outro passeio, o mais recente, que terminou ontem, foi no Estado da Bahia, onde visitei a capital Salvador e passei mais tempo na bela e encantadora Ilha de Itaparica, na companhia do escritor João Ubaldo Ribeiro. Nesse Estado conheci um pouco de política, misticismo, traições, vinganças, assassinatos e até experiências estranhas com seres humanos e animais. Comi peixe, tomei água de coco e mergulhei nas águas puras e cristalinas da praia existente naquela ilha. O passeio durou apenas seis dias e aconteceu enquanto lia o livro “O Sorriso do Lagarto” e de quebra,  assisti várias entrevistas com o autor da obra, para conhecer  melhor sua história.


          Para não dizer que viajei em meu próprio Estado, viajei à São Lourenço da Mata (PE), onde visitei minha mãe, irmãos, cunhadas e sobrinhos e no retorno pra casa trouxe umas mudas de plantas presenteadas por minha genitora, para enfeitar o meu jardim. 
                               João Ubaldo Ribeiro                                                           Guimarães Rosa
 
            Aí está a sugestão: Se você está de férias e não tem condições financeiras de viajar de fato, adquira ou peça emprestado bons livros e faça lindas viagens, tanto nacionais quanto internacionais sem gastar nenhum tostão e ainda sem sair de casa. Foi isso que fiz e realmente foram lindas viagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário