A Escola de Referência de Ensino Médio de Buíque - DUQUE DE CAXIAS concluiu nesta sexta-feira (09.08.2024) uma programação mais que especial, denominada "Semana do Estudante". O Evento aconteceu na quadra coberta daquele educandário.
Durante esse período, toda tarde, das 15 às 17 horas, vários escritores, poetas e artistas de outros segmentos culturais participaram de momentos especiais contando suas histórias de vida e brindaram a plateia, composta de centenas de alunos e professores com poemas, poesias e canções que encantaram o público.
Na tarde de 05/08 foi a vez do cordel, e os convidado foram os poetas PAULO TARCISO e JOÃO PAULO. Eles dividiram o espaço narrando como foram sua infância e juventude, sua caminhada para a formação educacional, inclusive ambos citando que estudaram naquela escola quando crianças e adolescentes. Em seguida declamaram alguns cordéis de suas autorias e de outros poetas nordestinos.
Ele dividiu o espaço com a poetisa ROSA RAMOS, que é descendente de família tradicional desta cidade, os "Ramos", sendo muito conhecida na região como excelente poetisa, inclusive compositora de várias canções do estilo romântico e sempre marca presença nos eventos culturais nesta cidade.
ALEX BESERRA, jovem professor, que tem despertado há um bom tempo para a poesia de cordel, também teve sua participação, contando sua história de vida e presenteando a todos com algumas de suas belas poesias e foi mais um que recebeu calorosamente os aplausos do público.
Na tarde de 07/08 foi a vez dos escritores LEONARDO ROGÉRIO DA SILVA e CLÉCIO BESERRA. Leonardo, conhecido popularmente como "LÉO CHOCOLATE" é um jovem arcoverdense que foi adotado por Buíque, e que tem prestado relevantes serviços ao nosso município, principalmente no ramo cultural, já que além de servidor municipal e poeta, é diretor do blog "Choque cultural", no qual publica e apoia todos os movimentos culturais da região.
Já CLÉCIO BESERRA, grande educador em nosso município e liderança da Igreja Católica usou o espaço para contar um pouco de sua vida e suas experiências como profissional da educação, bem como sua experiência como escritor.
Dia 08/08 foi a vez da Academia Buiquense de Letras e das Artes - ABLA usar os espaços durante duas horas para contar ao público sobre sua história, desde a fundação até os dias atuais. Representando a instituição estavam: O seu presidente atual PAULO TARCISO, o Secretário EUDES FRANÇA, conhecido popularmente como MUTUKA e SIVALDO OLIVEIRA, que é o tesoureiro da Academia.
O primeiro a usar da palavra foi Paulo Tarciso, que narrou em poucos minutos sobre a criação da Academia, que estará completando dez anos em outubro próximo. Destacou que o fundador da instituição foi o Dr. MANOEL MODESTO DE ALBUQUERQUE NETO, que continua com o título de "Presidente de honra", para quem pediu uma salva de almas. Em seguida justificou a ausência do seu vice, LEONARDO SILVA, naquele momento. Prosseguiu suas palavras declamando um verso de Catulo da Paixão Cearense e em seguida passou a palavra para o tesoureiro, poeta SIVALDO OLIVEIRA, o qual comentou sobre a importância da poesia em nossas vidas; depois declamou um poema de sua autoria e agradeceu pelo convite, passando em seguida a palavra para o Secretário da ABLA, nosso querido EUDES FRANÇA, o Mutuka, o qual narrou um pouco de sua história, como buiquense e como músico que tem muito serviço prestado em nossa terra, principalmente na formação musical de muitos jovens. Em seguida presenteou a plateia com algumas canções, dentre elas "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos. A execução musical teve a participação especialíssima do seu filho RANDERSON FRANÇA, que deu um show a parte tocando seu sax.
Depois de Mutuka, a direção da escola deu oportunidade a um talento da escola. Foi quando a jovem Rayssa Gabrielly brindou a todos com uma linda canção gospel, encerrando assim as apresentações daquela tarde.
Hoje, sexta-feira, 09/08 foi o encerramento dessa programação especial, e os convidados foram ESILDO BARROS, secretário de Cultura deste município, que veio apresentando um grupo de jovens dançando quadrilha, xaxado e o Toré.
De fato, foi um evento de grande impacto para aquele educandário, e porque não dizer, para o nosso município.
Como poeta e escritor, venho, em meu nome e dos demais componentes da ABLA agradecer pelo convite e parabenizar todos os professores, representados por Angela Florentino, a gestora Andressa Chirlay, pela organização do evento, e um agradecimento especial a Fátima Camelo, que nos recepcionou calorosamente e ainda nos forneceu as fotografias que ora faço publicação.
,
Nenhum comentário:
Postar um comentário