segunda-feira, 17 de junho de 2013

O VULCÃO ADORMECIDO COMEÇOU A SE ACORDAR

  


         Agora a noite passei quase três horas assistindo os noticiários na TV sobre o movimento contra a corrupção que tem tomado conta do Brasil. VOU DORMIR ORGULHOSO DO POVO BRASILEIRO. Enfim o vulcão está se acordando. O que parecia simplesmente um protesto por causa do aumento de R$ 0,20 (vinte centavos) nas passagens de ônibus na grande São Paulo, vem assumindo proporções nacionais. 

            No último sábado, enquanto a Presidente Dilma Rousseff, era convidada a declarar abertura da copa das confederações, surpresa, recebeu uma vaia da multidão que quase a impedia de fazer o seu discurso. Aparentemente tudo de forma espontânea, a uma só voz o povo deu o seu grito de revolta, não apenas pelo aumento das passagens, mas pelos muitos escândalos que vem ocorrendo no governo do PT, o que não é exclusividade desse partido, pois quem não se lembra dos anões do orçamento, os sanguesugas e tantos outros escândalos ocorridos em governos passados?.

         Como na derrubada dos ditadores do oriente médio, ocorrida em dias recentes, as redes sociais (internet) foram e vem sendo o instrumento de comunicação e de convocação para os atos, alguns até de forma violenta dos dois lados – de um, os que protestam (embora cometidos por pequenos grupos isolados), e de outro a polícia, que muito parecida com os tempos da ditadura vem agindo de forma truculenta, embora alguns até reconheçam a necessidade do protesto, não concordando, entretanto, com os atos de vandalismo que sempre acontecem em movimentos como esses, onde fica difícil controlar a multidão de revoltosos.

         Diante do noticiário e da repercussão que vem tomando, o apresentador do programa Brasil Urgente, DATENA, da Rede Band de Televisão, depois de comentar sobre o fato e dizer que concorda com o direito de mobilização, não concordando, porém, com o quebra-quebra, resolveu fazer uma pesquisa no programa, ao vivo, para ver a opinião do povo, se concordava com a forma como vem sendo realizados tais protestos. Em menos de cinco minutos o SIM vinha ganhado em disparada. Então, o apresentador pensou que fosse um equívoco do povo diante da pergunta, que talvez tivesse sido mal formulada, então pediu que a reformulasse, de forma clara, perguntando se o povo concordava com o protesto mesmo com o quebra-quebra. Mais uma vez o SIM venceu assustadoramente. Foi quando o apresentador compreendeu que realmente o povo não suporta mais a forma como vem sendo tratado pelo governo, por isso estava dizendo SIM de forma consciente. 

      Trilhões são gastos com estádios de futebol que só terão usados alguns dias, e nada, ou quase nada com educação, segurança ou saúde. Sem contar com os “mensaleiros” que continuam rindo da cara do povo brasileiro, já que não são presos, pelo contrário, estão assumindo cargos excelentes ou passando "férias" na Europa. 

         Como se pode ver, enquanto o governo pensava que o povo ia ficar anestesiado com os belos estádios de futebol e com a copa se realizando no Brasil, está passando por um belo susto, vendo que o povo não está nada satisfeito com o “pão e circo” que sempre foi praticado no país e está disposto a lutar para que essa realidade mude. Se o povo já derrubou até ditadores nos países do oriente, por que não pode fazer isso aqui ?. Não que seja essa a intenção do movimento, talvez seja só dar um ALERTA, para os políticos brasileiros.


        Há mais de vinte anos, quando cursava letras na Faculdade de Arcoverde, ouvi um professor dizer que enquanto o povo não se “acordar”, o Brasil não sai do buraco. E esse “acordar” não era só conversa, era agir de forma revolucionária mesmo. Pois bem, o povo que estava “deitado eternamente em berço esplêndido ao som do mar e à luz do céu profundo”, está se acordando, e irado, como um bêbado saindo de sua ressaca. E quem está revoltado há décadas é capaz de fazer muita coisa, inclusive loucuras, pois é a única forma de ser ouvido.

      Será que esse povo seria notícia se ficasse de braços cruzados só reclamando isoladamente ou aguardando que os seus legítimos representantes (deputados, senadores, prefeitos, etc.) buscassem a solução, seriam vistos e ouvidos?. Com toda certeza que não. Pois encontraram a forma de protestar e por isso estão sendo ouvidos e percebidos até no exterior. O resultado de tudo isso só se saberá com o tempo. Agora que essa voz engasgada precisava ser solta, não tenho a menor dúvida que sim.
         Nestas horas a gente tem saudade do grande poeta Gonzaguinha, que se estivesse aqui estaria cantando:
   
“Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa juventude
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada...”. 

         Que esse movimento sirva de lição e despertamento para que não venhamos trazer de volta quem já foi e fez o mesmo lamaçal, nem continuar com quem está, para não ver o país mergulhado na lama. Vamos guardar na mente aquela imagem do povo assumindo o senado que é a casa do povo, e como disse um internauta, ali não foi uma invasão, foi na verdade uma “reintegração de posse”, pois ali é a casa do povo e esse povo estava ocupando o que é seu por direito.

         Um boa noite e um bom dia quando acordar, pronto para assistir e compartilhar centenas de mensagens de apoio a esse movimento que ficará na história do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário