quinta-feira, 4 de julho de 2013

A REINAUGURAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL



Fotos Francisco do blog buique&cia

       Dias atrás postei uma matéria comentando sobre a reinauguração do museu municipal de Buíque. Pois bem, concluídas as pequenas reformas e com a determinação do amigo Roberval Ramos Ferreira, atual Diretor de cultura, o velho museu foi reinaugurado semana passada. De parabéns está o município, porque um povo sem história é um povo sem passado e o povo de nossa terra precisa conhecer o seu passado, para consertar o presente e conquistar melhor o futuro.

         Conhecendo o amigo Roberval Ferreira como eu, desde os tempos que ele era criança e sabendo do seu amor à cultura de Buíque, sendo que foi ele o fundador daquele museu que foi inaugurado exatamente no dia 26 de maio de 1998, na gestão do então prefeito Blésman Modesto, sendo que no mesmo prédio funciona a Casa da Cultura, também fundada pelo amigo Roberval,  inaugurada no dia 07 de setembro de 2000.

         Sei que aquelas obras só estão sendo reinauguradas por pura determinação do amigo Roberval Ramos, embora as vezes incompreendido, o qual vendo a obras criadas por ele, em total abandono, inclusive o prédio necessitando vários reparos e os objetos que fazem parte do acervo do museu se deteriorando, resolveu solicitar autorização do governo municipal para transportar todas as peças para uma casa de sua propriedade, onde permaneceram por mais de dois anos protegidas, diga-se de passagem sem cobrar um centavo por esse trabalho, inclusive deixando de ganhar aluguel daquela casa onde estavam guardados os referidos objetos.   

         Assumido o cargo de Diretor de Cultura recentemente, dizia Roberval que o museu seria causa de honra para ele.  Restaurou às suas custas todas as peças do acervo que ele mesmo com muito zelo e amor a causa conseguiu quando da inauguração no ano de 1998 e com ajuda do governo municipal pintou o prédio e fez pequenos reparos no prédio histórico que por fim foi reinaugurado.

         A presente postagem está ocorrendo, da minha parte, para fazer justiça ao diretor de cultura Roberval Ramos, porque nas diversas matérias que li em blogs e faces, as homenagens foram mais para outras pessoas que fazem parte do governo municipal, pessoas que praticamente só apareceram na hora da reinauguração, se apresentando como o "pai da obra". Mas, quem conhece Roberval sabe que se não fosse e sua insistência aquele prédio jamais serviria como museu, até porque há mais de quinze anos sequer foi quitado pelo município, eis que vários governantes passaram pela administração municipal e essa dívida nunca foi quitada totalmente, como muito bem comentou o amigo Dr. Manoel Modesto em seu blog, recentemente, o qual, com conhecimento de causa relatou a situação jurídica do referido prédio, até porque ele foi advogado do município e fez uma defesa brilhante na causa.

      Enquanto isso, os herdeiros de D. Maria Emilia de Freitas, continuam aguardando a quitação das últimas prestações, e isso há mais de doze anos. Isto pelo menos foi o que fiquei sabendo por parte da representante legal da família há cerca de quinze dias, não tendo confirmação se esse débito foi quitado depois da reinauguração. 

         Pois bem, desta forma, mesmo sabendo que muita gente vai ficar “de cara feia” com esta postagem quero fazer justiça ao amigo Roberval Ramos e “tirar o chapéu” para ele por essa conquista, e, como ele faz parte do governo municipal, estendo os meus parabéns ao Prefeito Jonas Camelo Neto, por haver apoiado essa obra cultural, como também ao ex prefeito Blésman Modesto, atual Secretário de Cultura e por fim a vice-prefeita Mirian Briano Alves, grande batalhadora em prol desta terra. Tenho dito !.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário