segunda-feira, 27 de maio de 2013

QUANDO A FLECHA ACERTA O ALVO





       Não sou fã do tema política, como já disse várias vezes neste blog, entretanto, no decorrer desta semana li em alguns jornais e assisti na TV, reportagens comentando sobre a repercussão da fala do Ministro Joaquim Barbosa, foi quando decidi, fugir um pouco a regra e postar a matéria abaixo.

         Creio que a maioria absoluta do povo brasileiro concorda em gênero, número e grau com o que foi dito pelo Ministro. Não só concorda, como tinha vontade de usar um veículo de comunicação poderoso para gritar a todo pulmão, porém, não tinha condições, mas encontrou, na voz do representante da maior corte de justiça da nação, essa coragem para dizer o que todos já sabiam, porém quando afirmado por alguém do porte de quem falou, existe maior credibilidade.   

“O CONGRESSO É DOMINADO PELO EXECUTIVO E PARTIDOS SÃO 'DE MENTIRINHA”

         A frase em destaque é de autoria do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Ela foi proferida segunda feira, dia 20/05, durante palestra ocorrida no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), do qual o ministro é professor. Ele ainda responsabilizou os partidos pelo que chamou de “ineficiência e incapacidade de deliberar” do poder legislativo e declarou que o grande problema do Legislativo é sua submissão do Executivo.

         A repercussão da fala do Ministro foi imediata. A reação também. Foi como uma flecha de um bom caçador acertando o alvo e deixando sua vítima se debatendo. Vários líderes políticos, imediatamente se pronunciaram, condenando o pronunciamento do ministro, até alegando que seu discurso em nada contribui para o bom relacionamento entre os três poderes.  Renan Calheiros se manifestou declarando: “...As críticas feitas por Barbosa provoca novo clima de tensão entre poderes”.

         Vejam algumas colocações do Ministro, que, foi bem acolhida por milhares de brasileiros que se manifestaram afirmando que o ministro disse aquilo que o povo queria dizer e ser ouvido.  Eis alguns pontos da fala do Ministro:

“Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, e não ser em casos excepcionais”. (...) “Querem o poder pelo poder”.

“A questão partidária configura-se como razão pela qual o Congresso brasileiro se notabiliza pela “ineficiência e incapacidade de deliberar”. “Poder que não é exercido é poder que é tomado, exercido por outrem, e em grande parte no Brasil esse poder é exercido pelo executivo”.

“Os brasileiros não se sentem representados pelos parlamentares eleitos”.

         O ministro ainda defendeu o voto distrital, modelo no qual o país seria dividido em distritos e cada um elegeria um único representante para a câmara. Dessa forma, diz Barbosa que as minorias seriam melhor representadas.

         Outra posição do ministro, com a qual este escritor e blogueiro sempre concordou é a questão da não obrigatoriedade do voto. Como podemos dizer que estamos num país democrático com o voto obrigatório?. É uma verdadeira contradição. 

         Bom, esse é apenas um resumo da fala do ministro e sua repercussão no país. Milhares de pessoas já se manifestaram apoiando esse pronunciamento e alguns até clamando o Ministro  como candidato a Presidente da República.

         Quem quiser conferir é só visitar os diversos sites e ver os comentários dos “internautas”. Dos que vi – centenas, nenhum contrário ao ministro.

        Parabéns ao ministro pela sua fala. Apesar da maioria dos brasileiros ter consciência dessa realidade foi boa sua colocação para que muitos que estavam com a garganta "entalada", viu ela ser liberada pela sua voz, dita com autoridade e conhecimento de quem sabe o que diz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário