quarta-feira, 7 de junho de 2023

MAIS UMA QUARTA FEIRA COM OS "NOSSOS POETAS DA TERRA"


 

              Chegamos a mais uma quarta-feira e, conforme prometido vamos conhecer mais um pouco do trabalho dos nossos poetas locais. 

               Antes de tudo, quero parabenizar o colega Leonardo Silva, nosso querido "Léo Chocolate",  como é carinhosamente conhecido, pelo excelente evento que patrocinou na última quinta feira, dia de 1º de Junho, no auditório da Escola Técnica Cyl Gallindo, quando esteve entregando a premiação dos três vencedores do concurso de redação organizado pelo Grupo de Leitores Cyl Gallindo, do qual é um dos membros, O evento foi de fato, extraordinário. Pelo êxito que foi, desejamos que outros concursos aconteçam, sob a sua coordenação, podendo contar com o nosso apoio

              Dito isto, vamos às poesias dos nossos queridos poetas da terra!

          Seguindo a sequências das fotos acima, vamos iniciar a postagem de hoje conhecendo mais algumas, das muitas criações da nossa querida Irivanize Albuquerque, que nasceu na nossa vizinha Pedra, mas que adotou nossa cidade como sua segunda terra natal. De sua inspiração apresento-lhes três lindas poesias: "Violetas", "Eu monologa" e a extraordinária "Maria". Ei-las:


  

 
 

           A seguir, veremos a arte de Leonardo Silva. LÉO é arcoverdense, mas foi muito bem acolhido por nossa terra, se tornando um buiquense, quer pelos muitos amigos que conquistou, quer pelo envolvimento que o mesmo tem com a cultura local, sendo um grande participante dos eventos literários, além de ser diretor de um blog "Choque Cultural", no qual publica matérias sobre eventos ocorridos nesta cidade e na região. Recentemente recebeu o título de cidadão buiquense, concedido pela Câmara municipal de Vereadores,como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao nosso município.     

            Pois bem, vamos conhecer um pouco da veia poética de Léo, através das poesias "Sina de Poeta", "Amor Safado',  "Se viver" e "Consciência negra".     

 

SINA DE POETA

 

Por ter guardado segredo

Eu vivi na solidão

Passei fome, frio e medo

Machuquei meu coração...

 

Hoje tenho um desafio

Que é dar sem receber

Isso é sina de poeta

Só não sei dizer por quê.

 

*************************************

 

                             AMOR SAFADO

 

                 Coração que tanto amo

                 Que de engano me machuca

                 Tento esquecer-te em vão

                 Preza nesta triste luta...

 

                 Meu amor é venenoso

                 Todo dia me sufoca

                 Chego até ficar perdida

                 Ele só é minha vida

                 Por que ainda me toca...

 

                 Foi namoro, foi noivado

                 Foi sumiço e traição

                 Mas o meu amor safado

                 Manda no meu coração...

 

                 Vivo em longo limite

                  Entre o céu e o mar profundo

                  Serás meu todos os dias

                 Mesmo que se acabe o mundo.

 

                      *********************************

 

                             SE VIVER

               Sou amigo do meu bem

               Mesmo estando apaixonado

               Ela me deixa no frio

               Se viver é desafio

              Quero ela do meu lado....

 

               Ainda sinto desejo

               Seu beijo não sai de mim

               Lembrança que está perdida

               Se viver custar a vida

              Deixarei que seja assim.

 

                              *******************************************

 

                   CONSCIÊNCIA NEGRA

                    (soneto monostrófico)

 

             Em um passado distante

             De consciência pesada

            Um homem de negro feitio

            Encantou todo Brasil

            Com sua longa escapada;

            Hoje ainda tem quem diga

            Quem condene um inocente

            Pois a consciência negra

             Estará sempre presente;

            Preconceito, isolamento

            Isso tudo e tudo mais

            Não se deve existir

            Pois só Deus pode impedir

            E fazer de guerra, paz.

                 *****************************

                         


                                       Poesias extraídas do livro

                  "FLOR, PAIXÃO E CHOCOLATE"

                      Lançado em Dezembro de 2010

 

                       *************************

 

                Na sequência, veremos quatro poesias da talentosa e multiprofissional Márcia Marina, com quem tenho o prazer de trabalhar no judiciário há um bom tempo e que me deu o orgulho de me convidar para fazer o prefácio do seu livro "Eu verso, tu poesia", lançado em novembro de 2016 no auditório da pousada Santos, aqui em Buíque. Dessa obra, vamos conhecer três poesias, que são: "Jornada",    "Troveliando" e "Despedida". 

 


            Na sequência conheceremos mais um poeta de grande importância em nossa cidade. Seu nome SIVALDO OLIVEIRA, com quem tive o prazer de cursar pós graduação na Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde. No nosso linguajar nordestino, Sivaldo é um poeta de mão cheia, além de .ser o homem de mil e uma utilidades, pois além de excelente professor, é tambem funcionário do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Buíque e sempre que é convidado para participar de algum evento cultural está presente, dando a sua contribuição. 

          Vamos conhecer algumas de sua poesias, com destaque especial para a primeira, intitulada LAMENTO:

 

 

                                    LAMENTO

 

                        Me desculpe seu doutor

                        O jeito de me expressar

                        Minhas palavras são toscas

                        Não consegui estudar

                        Eu nasci lá no canto

                        E ainda estou por lá.

 

                       Lá eu não disponho

                       De nenhuma granfineza

                      Ter fé em Deus e coragem

                      É toda minha riqueza

                      Pois sou fruto da desigualdade

                      Que impera na sociedade

                      Construída pela nobreza.

 

                     Seu doutor a minha história

                     Está escrita em minhas mãos

                     Cada marca é um verso

                     Cada calo é um refrão

                     Dessa vida tão maltratada

                     Que o senhor sabe e não faz nada

                     Pra ajudar meu sertão.

 

                     Lá a chuva não cai mais

                     Tornou-se escasso o pão

                     Onde antes era um belo rio

                     Hoje nem lama tem mais no chão

                     Só peço a Deus piedade

                     E que os homens de boa vontade

                    Se lembrem do meu sertão.


***********************************************************************

                           RIVANIA ( A menina do rio Una)

 

Guardado na mochila o futuro

E dentro do peito a esperança

Guiando a vida de uma criança

De um destino inseguro

Que já nasceu prematuro

Nesse mundo de desiguais.

Mas as razões sociais

Que a vida lhe arquitetou

Não lhe arrancaram o fulgor

Da busca por ideais.

 

Mais uma “Silva” brasileira

De origem nordestina

Condenada a “Vida Severina”

Se não fosse tão guerreira

Se tornando uma artilheira

No campo da resistência

Onde driblou a incoerência

Goleando as suas dores

Marcando gols de valores

Em cima da prepotência.

 

Apoiado na jangada,

Um olhar para o horizonte

Que hoje me serviu de fonte

Pra que eu ficasse inspirado

E poder deixar desenhado

O meu poema nessa lacuna

E através do papel como tribuna

Peço aos homens do poder

Não deixem Rivânia perecer

Nas enchentes do rio Una.

 

*********************************************************


          Por último, mas não menos importante, vamos conhecer mais um pouco da poetisa ROSA RAMOS. Descendente da tradicional família "dos Pergentinos",  Rosa há muitos anos vem se destacando em nossa cidade pelas suas criações culturais, não só no que se diz respeito à poesias, pois ela também é uma excelente compositora, já contando com a gravação de um CD com várias canções românticas e tem muito talento nessas duas áreas, merecendo da nossa parte nossas homenagens, como incentivo para que continue sempre contribuindo com a nossa cultura. 

 Vamos conhecer algumas poesias de sua verve:      

 

 **********************************************************

 

VENDAVAL

 

Uma casinha inópia

Lá no pé da serra

O silêncio ocupa meu espaço

A solidão impera.

 

Minha alma chora em silêncio

Deito, levanto, olho a paisagem,

Sob a luz do pirilampo, vejo você,

Que aqui passou de passagem.

 

Foi como um vendaval,

Utilizou sonhos lindos, marcou,

Foi apenas uma única noite de amor,

Mas o que vivemos dentro de mim, ficou.

 

Hoje, sinto saudades do teu corpo

Dos beijos doces e molhados.

Daquele chamego gostoso, safado,

Que me deixou mal acostumado.

 

 **********************************************************

 

BIJUTERIA

 

Eu te amei, ainda amo

Mas contigo, me desiludi

Quebrei a cara

A alegria de viver perdi.

Fiz de você meu mundo

De viver a minha razão

Me doei, me entreguei

De corpo, alma e coração.

 

Até seu sussurrar

Meu coração podia ouvir

Deixei de viver para viver você,

O meu eu, deixou de existir

Vivi num reino encantado

Onde tudo parecia magia

O amor dos contos de fadas vivi,

Felicidade maior não existia.

Mas logo mostrou seu outro lado.

E se desfez minha fantasia

Pensei que era uma joia rara

Mas era simplesmente uma bijuteria. 

 

 *******************************************************

 

PALAVRAS

 

As palavras de amor

Aquelas mais bela do mundo

São ditas no silêncio de um olhar,

De modo puro e profundo.

 

 

Com lágrimas nos olhos

Eu vi você partir

De dor partiu meu coração

Mas não vou pedir pra você voltar

Meu orgulho você feriu

Melhor que se vá

A pertencer um ser tão vazio.

 

Deitei nos braços da poesia

E longe fui na minha utopia

Como nos conto de fadas

Vivi momentos de pura magia.

Nos meus versos tortos voei

E neles te encontrei

O que não pensei viver, vivi

Me realizei, te amei.

  

**********************************************************

 


 

Por hoje é só, mas na próxima quarta tem mais. Inté lá !





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário