quinta-feira, 15 de agosto de 2019

MOMENTO CULTURAL - A ARTE DA PALAVRA, COM JURACI TAVARES (BA) E CHIQUINHO DO ALÉM MAR


         
        Ontem, 14/08/2019, o Sesc-Ler de Buíque promoveu mais uma atividade cultural de grande importância em nossa cidade. Foi executada mais uma atividade do projeto A ARTE DA PALAVRA, realizado em dois momentos. O primeiro deles aconteceu no auditório da Escola Técnica Cyl Gallindo, no horário das 15:00 às 16:30 horas. Como convidados especiais para o evento, estiveram presentes os escritores Juraci Tavares, da Bahia e Chiquinho do Além Mar, de Sergipe, com mediação deste poeta e escritor Paulo Tarciso. 

            Com o auditório repleto de alunos daquele educandário e mais alguns convidados, na condição de mediador, fiz uma breve apresentação dos ilustres escritores, e deixei a cargo dos próprios, para que eles melhor se apresentassem ao público, dizendo quem são. O primeiro a usar a palavra foi Juraci Tavares, ou mais carinhosamente “Mestre Jura”, que ao usar o microfone fez uma belíssima apresentação poética, seguida de uma profunda aula de história, sobre a origem do homem, a vida humana e a arte. 

         Logo após foi a vez do segundo convidado, o “Chiquinho do Além Mar” também fazer sua apresentação. Ao assumir o microfone, Chiquinho seguiu o mesmo estilo do antecessor e se apresentou através de sua arma maior, a poesia de cordel. Narrou, inclusive a origem do pseudônimo “Chiquinho do Além Mar”, descrevendo que ele se deu em virtude de um amor antigo, que residia na Europa e que na época já pensava em criar um pseudônimo para melhor identificar seu trabalho. Foi quando um amigo, sem nenhuma pretensão lhe homenageou dizendo que agora sua arte ultrapassou do nordeste do Brasil para o “além mar”, se referindo à sua namorada na época, que residia no outro lado do continente. Retomada a palavra foram feitas várias intervenções por minha pessoa, indagando sobre textos dos livros dos ilustres participantes, bem como a respeito da música que os mesmos executam em suas apresentações. 

      Lembrando que Juraci Tavares além de escritor e poeta, é professor, cantor, compositor e um profundo filósofo da vida humana. Publicou em 2012 o livro “Vocábulos Caminhantes”, contendo diversos poemas e poesias de cunho reflexivo e filosófico, além de escrever também em prosa, como faço destaque  do texto “O Banquete das aproximações”, no qual o autor dialoga sobre a sombra, o tempo, e a liberdade”. Juraci ainda comentou sobre o seu CD que tem por título "UMBILICAL", que traz em seu bojo gravações musicadas de alguns de seus poemas e outras composições. Todo o trabalho de “Jura” é um desafio à luta, à libertação, a resistência, em seus mais variados contextos.
   
           Já o “Chiquinho de Além Mar” é um grande escritor e poeta de cordel; com vários livros publicados. Dentre eles, destaco “Aracaju: passado, presente e futuro”,  “Sergipe e seus encantos” e Histórias de Sergipe, contadas em versos”; além de ser cantor do forró autêntico e já possuir dois Cds lançados juntamente com sua banda.  Seus livros e seus cordéis são muito usados como material didático nas escolas das redes estadual e municipal de ensino do Estado de Sergipe e é muito requisitado para apresentações. Por onde passa faz questão de valorizar a cultura popular e as riquezas nordestinas. 

           No evento de ontem, declarei diante do poeta e do público: "Depois de ler suas obras, duvido que o próprio governador do Estado de Sergipe ou o secretário de cultura conheçam tão bem o seu Estado como você, dada a riqueza de informações contidas em suas obras.

           Pois bem; voltando ao evento “A arte da palavra”, a segunda parte aconteceu na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, tendo início às 20 horas, contando com a presença de vários alunos e professores da Escola Vigário João Inácio e também da Escola Municipal Klaysson de Freitas. Antes do encerramento, professores presentes agradeceram pela noite rica de cultura e disseram da importância desse trabalho educativo e libertador, através da palavra falada e cantada através dos artistas do nosso nordeste.  

           Da minha parte, fica o agradecimento ao Sesc-ler, pelo patrocínio do evento, aos dois escritores, pela honra de suas presenças, e por fim, ao público que nos prestigiou , apoiando mais um momento  cultural em nossa cidade.  

  Agradeço também ao amigo poeta Leonardo Silva, pelo apoio e pela presença e ainda por haver cedido algumas fotos aqui publicadas. 

Momentos vividos através de fotos:

Como mediador no evento "A arte da palavra"



Poeta/escritor"Chiquinho do Além Mar" fala ao público, na Biblioteca municipal em Buíque



 Escritor, poeta e cantor  Juraci Tavares conversa com o público na Biblioteca mul. de Buíque

Público presente ao evento "A Arte da Palavra", no auditório da Escola Técnica Cyl Gallindo, em Buíque 

Juraci Tavares , Paulo Tarciso e Alex Silva
CD e Livro do poeta, cantor e escritor Juraci Tavares (BA)



Cordéis e livros do poeta, cantor e escritor Chiquinho do Além Mar (SE)

Chiquinho do Além Mar, Quitéria Cavalcanti, Paulo Tarciso e Juraci Tavares

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário