quarta-feira, 30 de junho de 2021

Sobre a novela Gênesis, da TV Record

  

           Fugindo um pouco do padrão das minhas postagens, hoje quero comentar sobre a novela Gênesis, da Rede Record de Televisão.

         Não sou muito ligado em novelas, muito menos em séries televisivas e um dos motivos é o fato desse tipo de laser deixar o telespectador “amarrado”, como se fosse uma obrigação ter que assistir toda noite aquela programação. Ainda bem que hoje temos a internet, que nos permite assistir em dias ou horários diferenciados da programação oficial, de forma que podemos perder os capítulos de um ou dois dias e assisti-los posteriormente.

      Falando diretamente sobre a novela, trata-se de uma superprodução com tema bíblico que é uma característica da TV Record. Como disse acima, apesar de não ser ligado em novelas ou séries, por tratar-se de histórias bíblicas comecei assistir desde o capitulo primeiro e, como gostei estou acompanhando até os dias atuais.

           Um fato que chama a atenção é a equipe de atores e atrizes que foi contratada pela direção da novela para interpretar os personagens da trama. Alguns já conhecidos, por haver participado de novelas famosas em outros canais, como foi o caso do ator Oscar Magrini, que interpretou Nóe. Ele disse que contou com a própria fé no momento de interromper uma parceria de 30 anos com a Rede Globo, para fazer o primeiro folhetim bíblico na Record.

         Outro famoso é o conhecido Ângelo Paes Leme, que interpretou o personagem Terá,  pai de Abraão, personagem vivido pelo ator Zécarlos Machado, enquanto o papel de Sara, esposa de Abraão ficou a cargo da bela atriz Adriana Garambone.    

          A novela está dividida em sete fases. Na 5ª mostrou a história de Abraão, o pai da fé, que lidera a caminhada pelo deserto em busca da terra prometida. 

          Os cenários, o vestuário dos personagens, maquiagem, figurino, cabelo,  as tendas, as cidades cenográficas e até os móveis e utensílios seguiram todos os padrões da época descrita no livro sagrado, para que telespectador se sinta como se estivesse vivendo os tempos bíblicos. Genesis conta com 66 cenários e 100 ambientes diferentes. As cenas foram filmadas no complexo de gravações da TV Record, no Rio de Janeiro, mas ao todo a novela terá cenas gravadas em quatro Estados brasileiros: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, contando ainda com gravações  em Marrocos e Norte da África.

             A trama conta com efeitos especiais em 3D da produtora Casablanca, que mostra com muito realismo a grandiosidade que a história merece. Solange Cruz, Diretora executiva da novela garante que a tecnologia em 3D é uma ferramenta em nosso favor e que equipe da novela trabalha com o que há de melhor e mais moderno do mundo na atualidade.

            Muitas cenas merecem destaque, mas quero frisar apenas algumas apresentadas até a presente data: A criação de Adão e Eva – os atores escolhidos para vivenciar esses personagens, no meu entender, foram simplesmente de excelência. Quem vivenciou Adão foi o ator Carlos Porto. Por sua vez Eva foi interpretada pela linda atriz Juliana Boller.

          Outra cena que merece destaque foi o dilúvio, com Noé, interpretado pelo ator Oscar Magrini no comando da trama. A construção da torre de Babel é outra que merece ser citada, porém até recentemente, a que mais me emocionou foi quando o personagem Eliézer, vivido pelo ator Eucir de Souza, foi em busca de uma esposa para Isaque, filho de Abraão, seu senhor. O encontro de Eliézer com Rebeca à beira do poço foi muito emocionante, seguida do encontro de Rebeca cm Isaque.

           Por esses e outros motivos estou assistindo e recomendo essa novela, que apesar de algumas pessoas criticarem por conter cenas que não estão escritas na bíblia. Se fosse seguido literalmente o conteúdo do livro sacro seria  impossível fazer uma série ou novela, pois da criação do mundo até a morte de Abraão temos apenas 25 páginas. Entretanto o que temos extrabíblia faz parte do chamado "licença poética" que para quem escreve em prosa ou em verso tem essa liberdade de criar fatos ou acontecimentos, evidentemente não fugindo muito da história real, que em suma é a história da humanidade.  

 Boa noite e até a próxima postagem...

 

 

                                                                    OSCAR MAGRINI, no papel de Noé


                               ZECARLOS MACHADO (Abraão) e ADRIANA GARAMBONE (Sara)


 


 

                            BÁRBARA FRANÇA (Rebeca) e GUILHERME DELLORTO (Isaque)


 P.S. As fotos utilizadas nesta postagem foram extraídas da internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário