sexta-feira, 4 de junho de 2021

EXCESSO DE INFORMAÇÕES OU CONFUSÃO GENERALIZADA?

 

            Nos últimos tempos, com o advento da internet, o nosso planeta foi bombardeado com um leque infindável de informações sobre todos os temas e assuntos, de maneira que, como dizia o saudoso Chacrinha, “eu vim para confundir e não para explicar”, na maioria dos casos, é tanta informação que chega a desinformar o consulente mais curioso.  

 

                 Com o passar dos anos, quando estamos na fase que costumo chamar  dos “entas” (acima dos quarenta anos), o interesse por uma alimentação mais saudável começa a nos despertar. Daí, comecei a pesquisar e usar alguns produtos que são popularmente conhecidos como importantes para uma alimentação mais balanceada e sadia. 

 

                 A farinha de soja foi um dos  produtos que comecei a usar há um bom tempo. O azeite de oliva também foi outro produto que passou a fazer parte da cozinha de minha casa, além do pão integral e algumas frutas de época, muitas delas originárias da nossa região.  

 

               Até aí tudo bem. O problema surge quando nesse planeta global que é a internet, surgem muitos médicos e especialistas em saúde alimentar contrariando uns aos outros em suas lives. Enquanto uns incentivam o consumo de um determinado produto, outros não só desaconselham, como alertam o grande perigo que é consumir aquele alimento. Dizem, por exemplo que o pão francês, contém glútem e pode afetar a parede digestiva, e consequentemente, causar inchaço, irritação e outras reações alérgicas. Já o pão integral, não pode ser consumido diariamente, pois embora seja feito com farinha de trigo integral, possui a mesma quantidade de calorias que o pão branco e também pode prejudicar a saúde.  

 

                 O caso é tão sério nesse aspecto de saúde, que existe até quem alerte  que a água de coco também deve ser evitada, pois, se consumida em abundância pode causar diabetes. As frutas e verduras estão contaminadas com agrotóxicos. O pão e o bolo causam triglicérídeos e colesterol e a gordura vegetal pode causar infarto. Frutas em alto consumo pode causar frutose, provocado obesidade, colesterol alto e diabetes.     

  

                    Há quem aconselhe o uso de limão com água toda manhã, para eliminar as impurezas do sangue. Outros também aconselham o consumo de um dente de alho diariamente, alegando que é um "santo remédio", enquanto  outros dizem que essa prática pode ser fatal , pois pode causar problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, diarreia, dor de cabeça, dor nos rins e tontura. 

 

                  Como estamos acostumados desde criança a saber que o consumo de água é uma pratica que deve ser incluída na vida de todo ser humano, já estamos vendo “especialistas”dizendo que não é bem assim. Devemos ter cautela até no consumo de água, pois ela pode também nos prejudicar.  

 

                 Enquanto uns aconselham comer pelo menos um ou dois ovos por dia. Outros dizem que sua gema contém colesterol e o melhor é evitar seu consumo em abundância, se queremos viver mais e melhor. 

 

                 Diante de tantas informações contraditórias, a vontade que tenho é de perguntar, em voz alta: "E vamos nos alimentar de quê?. De vento? - mas o ar também está contaminado!. Vamos então ficar “com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar”, como cantava Raul Seixas? 

 

                     Como todo mundo sabe que a prudência é sempre o melhor caminho e o que de fato é melhor para a nossa saúde, vamos usar dela e do equilíbrio, não só na saúde, mas em todo nosso viver e assim viveremos melhor, aproveitando tudo que a natureza nos proporciona. 

                       E viva a natureza! ela sempre está em nosso favor. 

 

 

Observação: A fotos ilustrativas foram colhidas da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário