sábado, 12 de setembro de 2020

LAVANDO PRATOS E VIAJANDO PELA VIDA


 

                Hoje de manhã mais uma vez, dia de sábado, lavando os pratos pra ajudar minha esposa na cansada labuta diária. Como de costume, liguei o som no computador e escolhi um show protagonizado pelos artistas Sérgio Reis e Renato Teixeira. “Amizade Sincera”, é o título do espetáculo. Fiquei ali de longe ouvindo só o som das “cantorias”, mas sem ver as imagens.

                Em cada canção, uma emoção diferente. Me fez dar uma viagem no tempo de moleque de “calça curta”, jogando bola de gude, soltando pipa, correndo livre nos sítios Barra do Pico e Fernandes, na época pertencentes aos meus avós maternos “Tutu e Maria” e meus tios Antenor e Bebé. Voltei ao tempo dos barreiros que a gente fazia na rua, à beira do meio fio, quando chovia na cidade.

                A música dessa dupla é tão regional que faz a gente sentir o cheiro do mato e do esterco do gado. O banho de barreiro e os balanços de cordas armados na árvores também passam na nossa mente. Galinhas no poleiro, gado berrando, vira latas correndo livre, e até vaqueiros tangendo o gado pelas estradas empoeiradas passam em nossa mente, como um filme colorido.

             A seleção de músicas foi a nata do cancioneiro regional brasileiro. Começa com “Comitiva esperança”, muito sucesso na época da novela Pantanal, da extinta Rede Manchete. A segunda canção, “Amanheceu peguei a viola”, é outra relíquia, muito popularizada na voz do Rolando Boldrin, tema do programa “Senhor Brasil” da TV cultura. Vem em seguida a conhecidíssima “O Menino da porteira”, composição de Teddy Vieira e Luis Raimundo, gravada pela primeira vez em 1955 pela dupla Luizinho e Limeira, depois regravada pela dupla Tonico e Tinoco e dezenas de outros artistas, mas que ficou muito popular na voz de Sérgio Reis. O show continua com “Amora”, “Estrada de Canindé” – homenagem a Luiz Gonzaga, “Frete”, “Trem do Pantanal”, “Companheiro meu”, “Sina de Violeiro”, “Pai e Filho”.

                  Muita emoção na execução de “Filho Adotivo”, que tem a participação especial do filho de Sérgio Reis, que também se chama Sérgio (que não é adotivo), e levanta-se em meio à plateia, cantando com o pai e depois subindo ao palco para agradecer ao público pela presença.

               “Amizade Sincera”, que dá título ao espetáculo, composição de Renato Teixeira e do saudoso Dominguinhos é outra canção que emociona a todos, mostrando o real significado de uma verdadeira amizade, muito bem representada pela dupla Renato Teixeira e Sérgio Reis. Outro destaque que faço é a participação da cantora Paula Fernandes que interpreta “Tristeza do Jeca”, pérola do cancioneiro regional brasileiro.

                    O show ainda conta com a participação da dupla Victor e Léo, que cantam “Vida Boa” e “E quando o dia nascer” e prossegue Sérgio Reis e Renato Teixeira cantando “Esse é o meu destino”, “Vide Vida Marvada”, “Um violeiro Toca”, Romaria, a que popularizou o artista Renato Teixeira e no dizer do rei do Baião Luiz Gonzaga (Todo mundo tem sua Asa Branca” para disparar no mundo da música e Romaria foi a de Renato).  

                    Vale ressaltar que na plateia estava presente durante todo o evento o artista popular Tinoco, que fez dupla com Tonico, sendo homenageado pela dupla Renato e Sérgio Reis, que pediu a todos para aplaudirem o artista.    

                O espetáculo é encerrado com “Embora”, e quando termina deixa aquele gostinho de “quero mais”. A humildade dos artistas é outra marca de todo o evento. Tenho esse DVD em casa, mas como o youtube disponibiliza na internet, ao encerrar a lavação dos pratos, enxuguei tudo e guardei nos devidos lugares, vim até o quarto onde está o computador e o som, fiz um “replay” e assisti tudo novamente, vendo e ouvindo cada detalhe do show, não antes de postar um comentário elogioso na postagem do espetáculo.   

                   Se for possível dizer o que me representou esse show em poucas palavras diria: Vida real, pureza, simplicidade, humildade, gratidão.

                        Manhã que valeu a pena. 

 

Imagens ilustrativas desta matéria colhidas na internet. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário