sábado, 28 de março de 2020

“BOA ROMARIA FAZ ,QUEM EM SUA CASA ESTÁ EM PAZ”




          Com quase um século de vida, D. MARIA ISIDÓRIO DA SILVA,  popularmente conhecida como “Maria Cabôcla”, agricultora, mãe de “uma ruma de filhos”, analfabeta em termos escolares, mas  doutora em sabedoria que aprendeu na escola da vida, ela tem um “dizer” que costuma repetir desde que a conheci há quase trinta anos. A vi repetindo muitas vezes  para seus filhos, quando estes  queriam sair de casa a noite para ir  alguma festa fora da cidade: “Meu filho. Vá se deitar e dormir que é muito melhor pra você. Boa romaria faz quem em sua casa está em paz”.   

           Vendo a situação que praticamente o mundo inteiro está enfrentando atualmente,  com a pandemia do covid-19, quando todos estamos cumprindo o que podemos chamar na linguagem jurídica de “prisão domiciliar” me lembrei de D. Maria Cabôcla, que por sinal é avó paterna de minha esposa. Ela sempre teve razão, não só no passado mas, principalmente agora. 

               De fato, temos que forçosamente cumprir essa quarentena que está sendo recomendada pelas autoridades médicas e da vigilância sanitária de todos os países onde esta pandemia chegou, deixando centenas e milhares de vítimas, tanto no aspecto físico, como também gerando uma grande reviravolta na economia mundial.  

             Se de um lado  pessoas estão preocupadas com a contaminação do vírus caso descumpram a quarentena, por outro lado, empresários estão transtornados com as consequências que o fechamento de suas empresas, por causa dos compromissos salariais com seus empregados.

             O que acho interessante em nosso país é ver um grande número de pessoas, mesmo estando “no mesmo barco”, aproveitando a oportunidade para trazer a questão para o viés político-partidário, a nível federal, estadual e até municipal, procurando defender sua ala e de alguma forma apontar as outras como cúmplice, não da criação do problema mas da não solução imediata para o caso.    
             Outros, pelas postagens se percebe o ranço politiqueiro, torcendo para o “Quanto pior melhor”, mesmo sabendo que se o barco afundar vai junto com a multidão.

              A "faca de dois gumes" atravessada no pescoço do presidente fez com que erroneamente, sem ouvir o seu Ministro da Saúde, que é quem entende do assunto, convocasse a população a voltar às suas atividades normais, no que não foi obedecido por ninguém, sendo que a cada dia aumenta a troca de farpas pelas autoridades governamentais, algumas vezes com razões de sobra, embora o recomendado seja o equilíbrio, muito raro em tempos de crise como a que estamos atravessando. 

                Entretanto, como ainda não temos uma solução, pelo menos  a curto prazo para o problema o mais recomendado são as palavras de quem tem experiência de vida, no caso aqui referido, D. Maria Cabocla: “Boa romaria faz, quem em sua casa está em paz.” 
Foto 1-Eu com Maria Cabôcla na praça central, de Buíque nas festividades natalinas de 2019 e na foto 2 Maria Cabocla conversando, pelo telefone, com seus filhos em Delmiro Gouveia/AL.

Ilustração superior - fotos extraídas da internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário