quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O ANIVERSÁRIO DE UM BATALHADOR QUE MUDOU DE NOME NA HORA DO BATISMO





       No período de 02 a 06 de janeiro vigente estive com minha esposa e filhos na cidade de Delmiro Gouveia (AL), visitando os familiares dela. Um dos motivos da viagem foi participar das festividades de aniversário do meu sogro, o Sr. Sebastião Bezerra Cavalcanti, conhecido popularmente por “Basto”.  Ele saiu de Buíque há muitos anos e foi bem acolhido naquele município, onde mantém um comércio de roupas e confecções no que é seguido por vários filhos. D. Lourdes, sua esposa também vive do comércio de frutas e verduras em Delmiro Gouveia e cidades vizinhas. No dizer popular, é uma família de gente trabalhadora. O comércio parece que vem no DNA, porque até os netos já sabem “negociar”. 



         Pois bem, a festa de aniversário de seu Sebastião teve algo diferente das que estamos acostumados a ver. Em vez de bebidas alcoólicas, barulho de músicas e danças, o que aconteceu foi uma missa de ação de graças, celebrada pelo pároco local e que contou com a participação especial do Padre Eraldo – que foi candidato a prefeito de Delmiro Gouveia-AL na eleição de 2012. Este fez questão de se fazer presente atendendo convite da família e ao usar da palavra narrou um pouco da história da família de Basto em Delmiro Gouveia. Em sua fala destacou: “Quem não conhece seu Sebastião, D. Lourdes e seus filhos?. Pessoas trabalhadoras que vieram de Buíque e foram adotadas por Delmiro Gouveia. Sempre ajudando a igreja ou os amigos. Nunca negam um auxílio quando são procurados, por isso tanta gente nesta tarde para lhe dar uma abraço e desejar felicidades...”.  Padre Eraldo ainda lembrou que a primeira calça comprida que usou foi comprada na banca de Sebastião. Disse: "-Era uma calça amarela. Pense numa calça feia danada!. Ninguém se conteve e riu a vontade.
 
Este blogueiro com esposa e o aniversariante - o aniversariante com os netos


    Na festa estavam presentes a mãe do aniversariante, D. Maria Isidoro da Silva, mais conhecida por “Maria Cabôcla”, com seus quase noventa anos de idade, os irmãos: Manoel, Lia, João, Josa e Dadá; os filhos: Hélio, Aelson, Ninha, Quitéria e Edna, genros, noras, netos e muitos amigos.  


UM MOMENTO ENGRAÇADO - Quando o padre encerrou a missa, concedeu oportunidade para que o aniversariante usasse a palavra, foi quando seu Sebastião agradeceu a todos pela presença e disse estava muito feliz naquela tarde. Antes de encerrar sua mensagem contou algo que poucos ali tinha conhecimento. Disse que nasceu no dia 05 de janeiro de 1944 e foi batizado na igrejinha do povoado Tanque, em Buíque/PE, no dia 20 de janeiro (dia de São Sebastião). Quando o padre perguntou pelo nome da criança disseram: - É Vigarino!. Nesse momento o celebrante do batismo discordou e disse: “Não. Hoje é dia de São Sebastião e por isso o nome do menino vai ser Sebastião!.”. Aí todos concordaram e colocaram no "batistério" o nome Sebastião Bezerra Cavalcanti, em vez de “Vigarino”. 



         Quando “Basto” terminou de contar essa novidade os presentes riram a vontade e um deles ainda disse: “Ainda bem Sebastião, que mudaram o teu nome porque pense num nome sem graça: Vigarino. kkkkk”!

O aniversariante com os filhos Aelson, Edna, Quitéria, Hélio e Ninha e com este blogueiro, o Pe. Eraldo e Quitéria


         Depois disso a fila foi grande para abraçar e parabenizar o aniversariante e começar os comes e bebes. Lembrando que não foi servida nenhuma bebida alcoólica, apenas doces de vários tipos, salgados e refrigerantes, acompanhados de boas conversas e muita descontração.   
 
o aniversariante com netos e sobrinhos -   Este blogueiro com o cunhado Hélio e sua filha Mahely e a esposa Quitéria



         Aproveitei esses dias para conhecer um lugar exótico que vale a pena ser visitado por quem gosta de aventura. O lugar se chama Catamarã e fica no município vizinho de Paulo Afonso (BA), a mais ou menos uma hora de carro, saindo de Delmiro Gouveia. A estrada é de barro, porém as paisagens compensam. No lugar principal fica uma parte do rio São Francisco, muitas árvores, mesas e bancos rústicos, barcos e redes armadas nas árvores aguardam os turistas que por lá aportam. Bebidas, sucos, peixes fritos ou cozidos, almoço e muitas delícias são servidas no local, com ótimo atendimento. 
 
Catamarã um paraíso no meio da floresta
          Os administradores contam com um serviço especial, no qual o cliente contrata a empresa para pegá-lo na porta de sua residência, levar até o barco à margem do rio, fazer um toour, conduzir até o ponto principal, passar a tarde inteira, com direito a almoço incluído no contrato e próximo ao por do sol, o cliente é conduzido de volta até sua residência. Tudo isso por um preço bem camarada. Vale a pena conferir. 




         O meu abraço e agradecimento pela acolhida a toda aquela gente boa de Delmiro Gouveia, em especial para meus sogros seu Sebastião e D. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário