segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DICAS DE LEITURA - O SABOR DE UM BOM PRATO DE LIVROS




               Se tem algo que me considero viciado é em leitura de bons livros. Faço belas viagens sem precisar gastar dinheiro e sem sair de casa. Conheço nações, culturas e pessoas, penetro na história e no enredo, me sinto forte e vitorioso as vezes, fraco noutras, bravo algumas vezes e até sentimental demais em certas ocasiões, vai depender da obra que estou lendo e do autor. É como se a gente entrasse numa locomotiva e viajasse por vários lugares e a depender das paisagens, da conversa e da companhia a experiência é tal e qual.



            Nos tempo de criança era um aficionado pelos gibis, muito comuns à época. Tio Patinhas, Pato Donald, Tex, o Homem de Ferro, Zé Carioca, o Superpateta e tantos outros heróis que marcaram a minha infância. Um amigo que também tinha esse “vício” era o popular Cláudio de Deca, mas havia muitos outros.    



            Me recordo que era tão aficcionado por esses livretos que pensava: “Quando morrer quero que coloquem todos esses livros junto com meu caixão, pensava que poderia continuar lendo quando atravessasse para o outro lado da vida. Coisa de criança mesmo.



            Na fase da adolescência e na juventude continuei gostando de ler, evidentemente mudando os livros. Lembro-me que foram duas obras que me colocaram no costume no gosto pela leitura. Não aquela leitura obrigatória das escolas, que muitas vezes somos forçados a ler para responder a lição ou a prova, mas aqueles livros que a gente ler por prazer, não por obrigação. Falando das duas obras que me “viciaram”, a primeira foi “O ESTUDANTE”, de Adelaide Carraro. Uma história comovente de uma família que tem um de seus membros envolvido no mundo das drogas.



        O segundo, não menos importante foi “COMO EVITAR PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER, do autor americano Dale Carnegie, um livro de auto ajuda, com muitos conselhos para ter uma boa e longa vida. Foram vendidas mais de 60 milhões de cópias dos livros desse autor e publicados em 28 idiomas. 


          Na fase de adolescente, juntamente com Cidinaldo, Fernando de Zeca, Doraídes, Dorinha de Zé Serrinha e Carlos Barbosa, formamos um grupo informal de leitura, e nos tornamos filiados da revista “CIRCULO DO LIVRO”, que trimestralmente nos remetia uma revista com centenas de dicas de livros dos mais diversos, tanto da literatura nacional quanto internacional para que a gente escolhesse ao menos um por trimestre. Combinávamos para cada um escolher um livro diferente para que repassássemos um ao outro, de modo que todos líamos aqueles livros.



Só para indicar alguns títulos daquela época, a quem interessar:



1-O ESTUDANTE – Autora: Adelaide Carraro. (Lançado em 1989). É o grito desesperado de alerta para jovens, pais, professores, qualquer pessoa que pode, a qualquer momento, se tornar vítima das drogas. É o relato de um jovem que teve seu lar destruído pelo fantasma da droga, que não respeita idade, classe social, religião e raça. Muitos leitores poderão achar o conteúdo deste livro chocante e brutal, mas não devem se esquecer de que a realidade aqui escrita é muito mais. Um livro que não pode deixar de ser lido por todos que abominam o caminho da miséria e degradação para o qual os jovens são arrastados pelo vício das drogas.”





1-O POBRE DE DEUS –. Autor Nikos Kazantzáskis.  Nesta obra, o escritor grego conta a vida de São Francisco de Assis, filho de um comerciante italiano que abandonou a vida mundana, casou com a pobreza e transformou-se em um dos maiores religiosos de todos os tempos. O narrador do livro é Frei Leão, seguidor e leal companheiro de São Francisco que contesta o radicalismo do santo, mas sempre se comove com as histórias que ele conta. Um livro cativante que fará o leitor descobrir os princípios mais belos do amor e do desprendimento.



2-COMO EVITAR PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER – autor. Dale Carnegie.  Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, e tradução para mais de 36 idiomas, este livro continua sendo utilizado como manual para os treinamentos de autoestima e motivação profissional em diversos centros de treinamento desde seu lançamento original, em 1948. Ensina técnicas eficientes que ajudam a eliminar os hábitos da preocupação, e atitudes mentais que trarão autoconfiança e felicidade.



3-HORIZONTE PEDIDO – Autor: James Hilton.  É um livro que consegue deixar o leitor extasiado com a vida dos habitantes de “Shangri-la”, um lugar mágico localizado entre as belíssimas montanhas congeladas do Tibet. Não há como o leitor não questionar: ""Será que esse lugar existe". A paz, a harmonia, a moderação, e acima de tudo a paz habitam  aquela “aldeia” . É uma espécie de paraíso. A vida ganha um novo sentido após a leitura dessa obra, que foi transformada em filme no ano de 1937, pelo diretor Frank Capra.



4-A SEGUNDA VITÓRIA – Autor:  Morris West. O ambiente político e social do pós-guerra na Áustria ocupada pelos ingleses. Um crime misterioso. Uma história de amor. Quem teria matado o ajudante do Major Hanlon, quando a guerra já terminara? Estariam as personalidades oficiais da pequena cidade tentando encobrir o criminoso? E Hanlon? Conseguiria esquecer seu passado e casar com a mulher que ama e que espera um filho dele?...



5-O SOL É PARA TODOS – autor: Harper Lee. Romance. Conta a história de duas crianças no árido terreno sulista norte-americano da Grande Depressão no início dos anos 1930. Jem e Scout Fincher testemunham a ignorância e o preconceito em sua cidade. A esperta e sensível Scout, narradora da trama, e Jem, seu irmão mais velho, são filhos do advogado Atticus Finch, encarregado de defender Tom Robinson, um homem negro acusado de estuprar uma jovem branca. Nos três anos em que se passa a narrativa, deparam-se com diversas situações em que negros e brancos se confrontam. Ao longo do livro, os dois irmãos e seu pequeno amigo de férias, Dill, passam por tensas aventuras, grandes surpresas e importantes descobertas. Nos episódios vividos ao lado de personagens cativantes, como Calpúrnia, Boo Radley e Dolphus Raymond, aprendem e ensinam sobre a empatia, a tolerância, o respeito ao próximo e a necessidade de se estar sempre aberto a novas idéias e perspectivas. O sol é para todos é o único livro de Harper Lee. Sucesso instantâneo de vendas nos EUA, que se tornou um grande best-seller mundial.



6-GENTE COMO A GENTE –Autora: Judith Guest. As transformações sofridas por uma família comum da classe média, no momento em que o filho mais jovem retorna de um hospital psiquiátrico, após tentar o suicídio. Novela de cunho psicológico, Gente como a Gente trata de questões fundamentais ao ser humano: amor, ódio, culpa, morte, relações familiares conflituosas - tudo isso está aqui reunido numa trama bem urdida, onde emoção e reflexão se contrapõem admiravelmente.



7-TERRAS DO SEM FIM – Autor: Jorge Amado. É um livro que retrata as lutas e conquistas da terra e o crescimento do País, no sul da Bahia, região das fazendas cacauerias. O autor reproduz nesse livro a realidade da vida numa fazenda de cacau, as disputas políticas, o regime de semi-escravidão, ou seja, a vida construída em torno das “árvores dos frutos de ouro”. A luta entre os coronéis que conquistaram a terra, para nela cultivar o cacau, e toda movimentação comercial e de riqueza que a exportação deste produto gerou para esta região do País. Aparece a batalha pela posse ta terra e do poder, o drama da agricultura cacaueira, a passagem das terras para as mãos dos exportadores. O drama dos trabalhadores rurais.

Até outra oportunidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário