sexta-feira, 6 de setembro de 2013

1º EXPRESSA BUÍQUE FOI UM SUCESSO


          
Na noite de 29 de agosto p.passado na praça Major França - coração desta cidade, aconteceu o evento cultural denominado “PRIMEIRO EXPRESSA BUÍQUE”, organizado pelo “grupo de leitores Cyl Gallindo”, um grupo de jovens, todos amigos do saudoso escritor buiquense Cyl Gallindo, falecido recentemente. (São membros do grupo Joselene Cavalcanti (Jó), Leonardo Silva (Léo), Werlle Freire, Fabiana Silva, Sandra Silva (San produções), Alex Soares, Washington e Diego Silva).

         O evento ocorreu numa estrutura montada no centro da cidade com direito até a palco para quem quisesse se apresentar, já que o principal motivo é descobrir e apresentar os talentos artísticos do município.

         Aproximadamente as 19h40m o evento teve início com Joselene e Léo que se levantando do meio da platéia em direção ao palco do evento declamando os versos da canção “Buíque, terra do sal”, de autoria do jovem Alex. Encerrada a declamação, cumprimentaram o publico e informaram o motivo principal do evento e já convidaram a primeira atração a subir ao palco. O grupo “Quatro Cordas” deu o seu recado apresentando algumas músicas adaptadas ao estilo solo de violão encerrando esse primeiro bloco musical com o hino de Pernambuco. Em seguida “Léo” e “Jó” assumiram os microfones e convidaram a poetisa buiquense Rosa Ramos, a qual, de pronto cumprimentou a platéia e declamou alguns versos de sua autoria, recebendo os aplausos dos presentes.

         Em continuação foi a vez do grupo de dança “D Boys”, formado por quatro jovens, da Escola Vigário João Inácio, que fez uma apresentação de hip-hop por cerca de 20 minutos, surpreendendo o público que sequer tinha conhecimento de que na cidade havia esse grupo de dança que tão bem representa Buíque, no quesito dança jovem.

         Em seguida, foi perguntado se alguém da plateia tinha algo para apresentar, foi quando todos foram surpreendidos com a bela jovem Stephany Carvalho, também da escola Vigário João Inácio que subiu ao palco e deu um show de apresentação, tocando violão e cantando uma canção internacional, encantando a todos com seu talento, sua voz e sobretudo com sua beleza jovial.

         Mas ainda havia atração. Desta feita foi a vez deste poeta e cordelista, usando a palavra parabenizou a organização do evento e presenteou a todos com a declamação do cordel de sua autoria, intitulado “VIOLÊNCIA NA TV”. Em seguida foi a vez de outro grupo de jovens, formado por Ganso, Johnathas, Jandison Suel e Kamilla Melo, subirem ao palco e cantarem uma linda canção nacional e receber os aplausos de todos.

         Quem pensava que o evento havia sido encerrado, enganou-se porque ainda havia muito “fogo na fogueira”. Foi a vez da apresentação dos índios da Aldeia Kapinawá, liderada pelo cacique que depois de dar uma mini aula sobre a cultura indígena, o grupo formado por aproximadamente 25 índios, passou a cantar e dançar o Toré e samba de coco por aproximadamente 40 minutos.

         Prosseguindo as atrações, foi a vez de Fabiana Silva, membro do grupo de Leitores Cyl Gallindo fazer uma homenagem ao saudoso escritor, declamando alguns textos do filho ilustre de Buíque, sendo aplaudida por todos.
 
         Encerrando a noite cultural, o grupo quatro cordas foi convidado a subir ao palco mais uma vez, e desta feita apresentou a música mais esperada da noite, “Buíque terra do sal, das areias coloridas do vale do Catimbau”, cantada pelo jovem Alex, cujo coro foi repetido diversas vezes pela platéia presente, encerrando assim a primeira apresentação do “Expressa Buíque”, que promete voltar brevemente com mais novidades.

         Segundo os organizadores as expectativas foram “além do esperado, o que nos dar mais gás para futuros eventos dessa natureza, agradecendo também a todos que apoiaram o evento”, declararam Léo e Joselene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário