quarta-feira, 11 de junho de 2025

VOLTANDO COM OS "POETAS DA MINHA TERRA"


Hoje, quarta feira, estou retornando com essa página, depois de um bom tempo sem atualização, por indisponibilidade de tempo. Farei um esforço para que toda quarta-feira apresente ao público novas poesias do nosso povo.

Na postagem de hoje, volto com as poesias do querido buiquense, radicado em Arcoverde, JOSÉ IVES DE ALBUQUERQUE, mais popularmente conhecido como "Zé Ives". ´Trata-se de um poeta livre, sem amarras com o tempo ou com obrigações de poetizar. Escreve livremente, como o pássaro que canta no crepúsculo da manhã ou no entardecer, quando a inspiração sempre está lhe visitando. Ives, apesar de residir em Arcoverde há muitos anos, tem muitos parentes próximos aqui em nossa cidade, como é o caso do popular Iraquitam Albuquerque, o ex-prefeito Blésman Modesto, o vereador Daidson Amorim e tantos outros, além de um grande número de amigos. Hoje conheceremos quatro poesias deste grande ser humano que honra nossa terra. Ei-las: 


    

 

Abaixo, apresento a mais nova componente desse quadro de poetas buiquenses. A jovem PALLOMA SANTOS,  que recentemente lançou seu terceiro livro, intitulado "Querida Eu... - De volta pra mim"
 
Palloma é formada em Terapia Capilar e uma boa contadora de histórias.  Sua primeira obra recebeu o título "Meus girassóis - amor e cicatrizes", refletindo questões pertinentes ao ser humano. Já o segundo livro "Preto no Branco - amor e saudade", discorre sobre nosso  "eu transformador".
 
Então, vamos conhecer três poesias do seu mais recente e livro:"Minha terra",  "Amor" e  "Dúvidas":
 


  

A seguir, vamos conferir três criações poéticas de um buiquense muito querido, que hoje exerce o honroso cargo de procurador Estadual no vizjnho Estado de Alagoas. Seu nome, VANALDO DE ARAÚJO PEREIRA, popularmente conhecido desde a infância, como "Doutor de Zezinho Dentista". 

Vanaldo é um profundo admirador dos poetas repentistas, já que sua família é oriunda da região dos maiores poetas do país (São José do Egito), e desde sua infância foi inspirado nos grandes festivais de viola e repentistas que aconteciam em nossa região.

Abaixo três poesias desse nosso querido irmão:


 

Por fim, vamos conhecer mais três poesias, agora de autoria da nossa, sempre presente poetisa IRIVANIZE ALBUQUERQUE, extraídas do seu livro "Simplesmente Eu". Irivanize é pedrense, mas só residiu naquela cidade até os 09 anos, passando a fixar residência aqui em Buíque a partir do ano de 1982, e, na condição de poetisa tem participado de vários eventos culturais, onde a poesia se faz presente e necessária, sempre recebendo o apoio e os aplausos daqueles que tem o privilégio de ouvir suas poesias, seja declamada pela própria, seja interpretada por alunos das redes municipal ou estadual. Vamos às suas poesias!

       


  

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário