quinta-feira, 25 de setembro de 2025

NOVA DOSE DE POESIA DO PROFESSOR CARLOS ALBERTO

 

 

Mais uma sexta-feira chegando,  e com ela mais uma boa dose de poesias desse estimado poeta, com o qual estamos acostumados a nos encontrar todo final de semana. 

Hoje publico mais cinco, sendo quatro extraídas do seu livro Itinerário Poético, lançado no ano de 2005, porém, pelo seu conteúdo, parece que foi escrito para os dias atuais.

Destaco a poesia "Maná indigesto", que já naquela época se referia à guerra no Oriente Médio e que volta a cena vinte anos depois de publicada aquela obra.

"A Vendedora" também merece nossa atenção, pois todos nós carregamos em nossa memória as mais doces recordações da infância e dos vendedores de cocada, tapioca e picolé que tanto embalaram nos dias pretéritos. 

       No momento é o que temos.Até a próxima sexta.

 


 


sexta-feira, 19 de setembro de 2025

MAIS VITAMINA POÉTICA DO PROFESSOR CARLOS ALBERTO


 Sexta feira é dia de mais uma dose de vitamina poética injetada pelo dileto professor e analista filosófico da vida humana Carlos Alberto de Assis Cavalcanti. 

Hoje mais cinco doses, suficientes para mais uma semana de reflexões.

Destaco a homenagem merecida aos professores em "Poemeto conceptual".

Na próxima sexta tem mais 


  








quarta-feira, 17 de setembro de 2025

POETA ZÉ IVES E SUAS MAIS RECENTES CRIAÇÕES




Hoje, neste espaço, que costumeiramente vem com poesias de pelo menos três "poetas da minha terra", hoje, excepcionalmente, serão publicadas apenas criações do poeta José Ives de Albuquerque.
 
Das que hoje publico, destaco a homenagem que o poeta fez ao saudoso Delson Cursino, mais conhecido como "Padre Delson". grande personagem que deixou sua história marcada no Estado de Pernambuco, principalmente em nossa região, sendo o fundador da Escola Cardeal, em Arcoverde e figura importantíssima na fundação da Faculdade de Formação de professores de Arcoverde.
 
Tive uma aproximação com Delson Cursino, em virtude do mesmo ser irmão dos buiquenses José Inácio, mais conhecido como Xéu do cartório (com quem trabalhei  por mais de cinco anos) e Lenira Cursino, diretora da Escola Estadual Vigário João Inácio, onde cursei da 5ª série até concluir o que chamávamos na época de segundo grau.
 
Foi Delson Cursino responsável pelo prefácio do meu livro "As Janelas do Sobrado" e confesso, fiquei muito triste com a sua partida.
 
Na próxima quarta, voltarei com mais poesias de outros trovadores buiquenses.
 
Ao poeta Zé Ives, meu abraço e agradecimento, pela autorização de publicar suas excelentes poesias. 
   



 





sexta-feira, 12 de setembro de 2025

MAIS ALIMENTO POÉTICO DO "CAÇUÁ" DO PROF. CARLOS ALBERTO


Apresento ao meu dileto e seleto público, mais um "punhado" de poesias do nosso filósofo da vida humana, professor Carlos Alberto.

Em cada poesia, uma profunda reflexão sobre as mais diversas nuances da vida humana. 

Esse é o motivo de tanta premiação nos mais diversos concursos literários do nosso país.

Vivemos no mundo atual, em especial no Brasil uma carência de escritas dessa natureza, a fim de nos humanizar cada vez mais, trazendo de volta aquela leveza que todos nós carregamos na criança que existe em nosso interior.

Confira as cinco pérolas de hoje:




     

   




quinta-feira, 11 de setembro de 2025

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ALBUQUERQUE MARANHÃO, NO POVOADO CABO DO CAMPO (TUPANATINGA-PE) ENCERRA EVENTO CULTURAL COBERTO DE ÊXITO


 O dia de hoje foi marcante para os alunos e educadores da Escola Municipal José Albuquerque Maranhão, localizada no povoado Cabo do Campo, no município de Tupanatinga, que  realizou o encerramento da festa cultural denominada"ARENA DO CONHECIMENTO".  

Os alunos, usando de sua capacidade e criatividade fizeram demonstrações de vários ramos da educação, como química, física, saúde, poesias, artesanato, música, artes marciais e outras vertentes de nossa cultura.

O evento começou pela manhã e todas as classes daquele educandário estavam ocupadas com diversas exposições, organizadas pelos alunos, que muito entusiasmados fizeram um excelente trabalho, explicando cada detalhe dos temas que lhes foram responsabilizados.  

A festividade foi encerrada já no por do sol, com a participação deste poeta Paulo Tarciso, do professor e poeta Valderi Macário e da poetisa e professora aposentada Socorro Gomes, cada um declamando poesias.

Durante a tarde, a escola recebeu a visita do prefeito Professor Ronaldo, que fez questão de visitar todas as stands, numa forma de valorizar o trabalho de cada aluno.     

De minha parte, agradeço a atenção do Diretor Edmárcio Macedo e da professora Edilma Alves, e cada aluno e dos demais professores daquele educandário, pela atenção dispensada. Particularmente agradeço também à professora Raphaela Vanessa.  

Abaixo, algumas fotos do evento:

 


 

  
















sexta-feira, 5 de setembro de 2025

SEXTA POÉTICA, COM O CAÇUÁ DO PROFESSSOR CARLOS ALBERTO


Mais uma sexta-feira com poesias do reconhecido professor Carlos Alberto. Hoje, conheceremos mais oito, sendo três atuais e cinco do ano de 2005, publicadas em seu livro "Itinerário Poético", no entanto, pelo conteúdo, serve exatamente para os nossos dias.  Sua criatividade poética  nos levam a refletir sobre a vida, sob os mais diversos ângulos, pois além de professor e poeta, Carlos Alberto é um verdadeiro filósofo da vida humana. 

Num jogo de palavras que ora se completam, ora se degladem, sua habilidade na escrita é algo que causa prazer ao leitor. Ler o textos do professor e poeta C.A. é como caminhar sob uma brisa suave em dias de calor. 

 

Das que publico hoje, quero destacar a primeira, "Lembrança de Triunfo", tendo em vista que recentemente passei um final de semana naquele município, e confirmo tudo quanto foi escrito pelo nobre poeta. A cidade, de fato é encantadora, tanto pelas belezas de suas casas e ruas antigas, quanto pela própria  natureza, que resolveu ser generosa com aquele povo. 


Confiram esta e as demais e tenham um bom final de semana. Na próxima sexta tem mais.