sexta-feira, 15 de março de 2019

MANIFESTO "POR UM MUNDO MELHOR"



                   Declaro com muita dor e tristeza
                 Depois de correr o mundo e voltar
                 Está cada vez menor a certeza
                Que eu tinha de ver o mundo mudar
                Não é que eu deixei de ser otimista
                Que ainda não me cansei de lutar
                 Mas volto um bocado mais realista por ver
                Que o drama da humanidade
                É o medo que a gente tem da verdade”.
                                                   Padre Zezinho SCJ.



        Na tarde e hoje, ouvindo músicas, como faço diariamente, selecionei umas canções antigas do Padre Zezinho, de quem sou profundo admirador e coleciono músicas, mensagens e até livros. De repente, comecei a meditar na atualidade de uma de suas mensagens cantadas, intitulada MANIFESTO, cujo primeiro verso destaquei acima. Na canção o poeta-cantor declara que, depois de correr o mundo, tentando mudá-lo, voltou ainda otimista, mas também muito realista da situação que praticamente o planeta inteiro vive. A guerra está em todos os lugares e em todas as pessoas.

          Agora falo eu, e não o cantor. Parece que o ódio, a intriga, o desamor, vem contaminando a humanidade inteira, com raríssimas exceções. Nos dias atuais, depois das chamadas redes sociais, é fácil conseguirmos “um milhão de amigos virtuais” e poucos reais e verdadeiros. Quando se fala em lideranças políticas, as agravantes superam todas as expectativas. Como bem canta o padre: “A fome, a escravidão e a pobreza, imperam por todo canto da terra”. Não é mais necessário viajar para a África ou outros continentes do planeta, para vermos que de fato a fome e a pobreza ainda  são uma triste realidade, muito embora alguns líderes ainda teimem em dizer que “acabou com a pobreza”, embora tenham ajudado bastante. 

           Outra declaração muito atual e verdadeira, é essa: “Os pobres apenas mudam de dono”. Para nós, brasileiros, principalmente quem mora nas pequenas cidades interioranas podem verificar mais de perto essa realidade. Basta, para isso, observar os períodos eleitorais, essencialmente quando o pleito é municipal. O voto vale uma cesta básica, uma prótese dentária ou uma falsa promessa de emprego. Enquanto isso os “lutadores no ringue” disputam quem será o mais forte. Depois de eleitos, voltando à realidade, a situação do município, Estado ou país se torna cada vez pior. Sobre esse tema, creio dispensar qualquer comentário. A verdade, pouco interessa aos líderes, e, em parte aos liderados. O que vale é o “seu lado”, a “sua verdade”, o “seu partido”. Por isso o padre-poeta declara: “O drama da humanidade é o medo que a gente tem da verdade”. 

               Entretanto, a estrofe mais forte, que me chamou a atenção foi essa, que de tão perfeita e atual, resolvo descrevê-la por inteiro:

               “Declaro com muita dor e tristeza
                Que o mundo foi leiloado e vendido
                Que há terras aonde manda a riqueza
                A há outras aonde manda o partido
                Há terras aonde há um só caminho
                Quem nele não caminhar é suspeito
                Quem ousa sonhar acaba sozinho
                Porque o drama da humanidade
                É o medo que os grandes tem da verdade”.

       Como estamos nos aproximando da páscoa, recomendo a todos ouvirem a linda canção, gravada no ano de 1981, no disco “Um Certo Galileu II”, do Padre Zezinho SCJ. Além de uma linda letra, a melodia encanta o coração do ouvinte e nos faz inseridos nesse protesto contra os desmandos do planeta e um grito de alerta, por um mundo melhor.  

        Parabéns ao Padre Zezinho, profeta cantor de Deus, pelo seu bonito trabalho de sacerdote, realizado desde longas datas, que tem embalado minha vida, e de muitos outros, desde o tempo de criança, passando pela adolescência e agora na fase de adulto, na bonita fase dos “entas”. Que o Senhor lhe conceda muita saúde e inspiração, para continuar nos iluminando com suas canções e mensagens.!

Segue o link da canção:
https://www.youtube.com/watch?v=Y7dLC01gEVI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário