sexta-feira, 3 de agosto de 2018

A POLÍTICA E AS AMIZADES


   

 
       Nos dias atuais é comum vermos amigos de longas datas, por causa de posições políticas, se “estranhando” nas redes sociais. Alguns mais radicais até cortando relações amistosas de décadas, por não conseguir aceitar a opinião ou posição do outro. Tenho visto isso aos montes, tanto em minha cidade quando nas circunvizinhas.

      O interessante é que nessa direção, não só leigos estão se comportando assim; tenho visto pessoas de alta formação postando comunicações do tipo: “a partir de hoje estarei excluindo todos os contatos daqueles que discordam de minha posição política”.

      Ora, se o facebook, o whatsApp e o instagran, dentre outros formatos de comunicação, são chamados “redes sociais” e existem para que possamos emitir nossas opiniões sobre todo e qualquer assunto, porque não devo aceitar o contraditório?. Afinal, depois que publicamos nossas mensagens elas deixam de ter caráter particular, passando a ser públicas, já que visualizadas por dezenas, centenas ou milhares de leitores, que não estão obrigados a concordar, no todo ou em parte com aquilo que postamos, até porque o interessante das redes sociais é o debate.

       Tenho milhares de amigos reais e virtuais, de todas as correntes políticas, sociais e até religiosas. Pessoas que tem posições iguais e muitos totalmente contrários às minhas posições, entretanto, não vejo a mínima necessidade de excluir, seja de fato ou virtualmente a amizade de quem quer que seja. Até porque o debate enriquece, quando temos educação e postura para lidar com os contrários, sem mudar de posição, mas compreendendo e respeitando quem pensa diferente da gente, afinal, em termos políticos, estamos em um país democrático.

       Acho uma profunda falta de educação a pessoa “entrar” na página de quem quer que seja, e chamar o candidato ou partido do “amigo virtual” de cavalo, jumento, bandido, salafrário, etc”. Creio que esse tipo de comportamento não edifica em nada, só acirra e estraga a amizade, se é que ela de fato existe, pois quem é amigo de verdade não utiliza esse tipo de expediente. Pode até discordar, mas sempre com respeito.   

       O meu desejo é que no mundo real, quem tem amigos de dez, vinte anos ou mais, “se desarme” de tanta ira e ódio por causa da escolha política, seja de que partido for, e que possa cruzar a estrada da vida - que já difícil com amizades, imagine sem elas ! - para que possamos, de mãos dadas e cara limpa chegarmos à velhice conservando aquilo que de melhor existe na vida, AS VELHAS E NOVAS AMIZADES, que elas sobrevivam !.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário