sábado, 16 de junho de 2018

A FRIEZA DO BRASILEIRO EM RELAÇÃO A COPA MUNDIAL DE 2018



      
     

       Ontem, sexta feira, viajei à Recife, mais precisamente ao Tribunal de Justiça, para resolver uns problemas de nível profissional e para acompanhar minha esposa que foi fazer uma consulta médica naquela metrópole. Um fato que me chamou bastante a atenção foi o desinteresse do povo diante da copa mundial, cuja abertura ocorrida esta semana, com pouquíssimos comentários entre a população. Percorrendo alguns bairros do Recife, inclusive Boa Viagem, Praça do Derby e praça da República, onde estão localizados os três poderes (o Tribunal de Justiça, o Palácio do Governo e a Assembleia Legislativa) procurei algum sinal que lembrasse a copa mundial, ao menos uma bandeira pendurada em algum prédio ou uma simples bandeirinha nos milhares de veículos que percorriam as ruas da cidade. Não vi uma sequer. Nem mesmo ao fretar um taxi para um percurso até a praça do Derby, o motorista sequer tratou do assunto copa. Provocado por mim, a resposta obtida foi: Eu já me envolvi mais, entretanto, hoje  tenho mais coisas para me preocupar, como por exemplo a segurança e a saúde, que estão um caos em nosso país, enquanto os jogadores ganham milhões. Nos anos 70 o que se via era futebol, hoje em dia é jogador tatuado dos pés à cabeça (parecendo camaleão), a chuteira direita de uma cor, a esquerda  de outra, propaganda na bunda, nos quadris, na cabeça e futebol que é bom, zero"...

         Ao ser atendido no IRH do Estado, percebi também que na grande fila de espera, ninguém comentava sobre copa. A tardezinha, ao retornar para minha cidade foi que vi um solitário veículo, dentre os milhares que ali trafegavam, trazendo ao lado do motorista uma pequena bandeira do Brasil e já no retorno pra casa vi um caminhoneiro também colocando ao lado do retrovisor mais uma bandeirola, não se sabe se o ato tinha  relação de fato com a copa ou com algum movimento político.

         O que fica confirmado é que de fato, este ano, o brasileiro não está muito interessado, como antigamente, nos jogos da copa mundial. Também não é para menos:  Fifa envolvida em escândalos, CBF do mesmo jeito. Na Fórmula 1, o mundo inteiro tem conhecimento dos “arrumadinhos” para que determinado piloto saia vencedor, em detrimento daquele que de fato seria o campeão. Como continuar acreditando, e o pior, torcendo feito um louco por um clube, quando  de fato tudo pode ser um jogo  de cartas marcadas?                



Nenhum comentário:

Postar um comentário