quinta-feira, 28 de agosto de 2025

MAIS DO CAÇUÁ DO POETA CARLOS ALBERTO

Chegou mais uma sexta-feira, e com ela,  novas poesias do eminente poeta Carlos Alberto. As de hoje foram extraídas do seu livro "ITINERÁRIO POÉTICO", publicado no ano de 2005; no entanto, sua mensagem parece ter sido feita para o tempo presente. 

Como sempre, seu conteúdo é de tanta profundidade, que podemos comparar nosso nobre poeta aos mais conceituados da literatura nacional e internacional. 

Enche-nos de orgulho compartilhar textos de tanta grandeza com o nosso público, e almejamos que essa fonte de água cristalina continue jorrando por muito tempo.

Eis as de hoje!

     

 






 

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

NOVAS DOS NOSSOS POETAS DA TERRA


Hoje, quarta-feira publico mais uma pagina dos nossos poetas da terra.

A novidade de hoje vem com o jovem poeta Pedro Ivo, filho de nossa querida poetisa Irivanize Albuquerque e que nos surpreende com sua veia poética de alto nível, sem perder de vista sua originalidade nordestina.

Antes das poesias dele, o leitor verá uma minibiografia desse talentoso jovem, que descendente de pais brilhantes, como são João Bosco, muito conhecido e respeitado em nossa cidade, e Irivanize Albuquerque, com toda certeza terá uma carreira formidável no campo profissional, e, de quebra, nos brindará, vez por outra, com suas poesias. 

Conheceremos também algumas poesias do nossos queridos Vanaldo Araújo, buiquense, que hoje exerce o honrado cargo de procurador do Estado em Alagoas, mas que não deixa de lado seu lado poético; e, por fim, vamos conhecer as poesias da mulher guerreira, de mil e uma habilidades, minha colega de trabalho, Márcia Marina. 

      
 

O novo de  


A SEGUIR, AS POESIAS DE VANALDO ARAÚJO:

 

E, para encerrar a postagem de hoje, vamos conhecer as poesias de Márcia Marina:


 

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

NOITE DE AUTÓGRAFOS DA OBRA DO MAIS NOVO ESCRITOR BUIQUENSE

 

A Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, em Buíque, na noite de ontem, foi palco de um evento digno de aplausos e reverência.
 
Iniciado às 19:30 horas, o evento de apresentação da obra "O ALVORECER DOS TEMPOS", do mais novo escritor buiquense T. C. BRANDÃO foi bastante prestigiado por escritores e poetas locais, professores, amigos e familiares.
 
O evento que teve como cerimonialista a também escritora e poeta Palloma Santos, teve início justamente na hora marcada  pelo mais novo "imortal", e diante da plateia ávida por conhecer o conteúdo da obra,  ao som de música instrumental de alto nível, foi declarado aberto o evento, mediante apresentação de uma breve biografia do autor. Depois foi concedida a palavra a poetisa Rosa Ramos, que disse sentir-se muito emocionada por está participando de um evento de tão grande importância para a nossa cultura, dando uma ênfase para o mais novo escritor, jovem e filho da terra, que, em suas palavras "viu nascer, crescer e se tornar adulto". 
 
Em seguida foi convidado o presidente da Academia Buiquense de Letras e das Artes de Buíque, Sr. Paulo Tarciso Freire de Almeida, que em suas palavras disse está muito feliz em ver o leque de escritores deste município crescer a cada ano e por ver uma pessoa tão jovem e tão querida trazendo essa alegria para o seu povo, já que ali estavam presentes muitos amigos, professores e principalmente familiares, que não esconderam o orgulho de ver a família "Brandão", tão conhecida e respeitada por todos, apresentando mais um filho, dessa vez, representada por um livro, que com certeza será bem acolhido e aplaudido por sua gente.
 
Por fim, foi convidado o personagem mais importante da noite, o escritor Tessalonicenses Cavalcanti Brandão, que muito emocionado agradeceu a presença de todos, contou sobre sua trajetória de vida, a origem da obra ora apresentada ao público, destacando que tudo foi fruto de sua criação, incluindo a capa, a diagramação e tudo que diga respeito a sua obra literária. Em sua fala destacou sobre a fé no Deus Criador do universo e disse que esse aspecto espiritual ou religioso, como queiram denominar, se faz presente na obra, não de forma a doutrinar o leitor, mas visando tornar a leitura mais prazerosa.
 
Depois de muito aplaudido, chegou o momento mais esperado, o de adquirir o livro e receber o autógrafo. Logo após foi oferecido aos presentes um ótimo coffee break.            
 
      Abaixo algumas fotos daquela noite memorável:
 
 








quarta-feira, 20 de agosto de 2025

NOVAS DOS POETAS DA MINHA TERRA


 Hoje, quarta-feira, publico mais poesias dos nossos escritores buiquenses. Por falta de tempo não tive como selecionar mais textos; por isso isso levo ao público apenas uma minibiografia do nosso multiartista Paulo César Barmonte, seguido de três de suas criações poéticas e mais três inspiradas de nossa querida, e sempre presente Irivanize Albuquerque.

 Na próxima quarta, voltarei com nova publicação e espero ter mais poesias de outros artistas de nossa terra. Hoje foi só por falta de tempo, pois poetas temos demais.

 


  





A seguir três criações poéticas de Irivanize Albuquerque




 


 



 

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

MAIS UM CAÇUÁ DE POESIAS


Final de semana chegando, e com ele, mais poesias do Caçuá do professor Carlos Alberto.

Das de hoje, faço um destaque para a "Beco de Buíque", cujo conteúdo nos provoca um saudosismo gostoso de um tempo, onde a cultura popular do encontro, das boas conversas e do barulho das propagandas, misturados com o som das buzinas dos veículos,  se misturavam, movimentando a vida do nosso povo, enchendo de alegria, naquele espaço que era um ponto de encontro de muitas gerações até recentemente.

Ali, se podia dizer que era o verdadeiro caldo cultural, que movia, não só o aspecto financeiro, mas a verdadeira vida do povo nordestino. 

 "Encontro de gênios" também me transportou ao tempo da minha infância, pois os personagens ali citados, pelo menos, seus nomes passaram pela minha vida de infante. E, como em toda cidade interiorana, sempre temos aqueles "doidinhos" que animam a sociedade, e que quando partem, suas memórias permanecem vivas em nossa existência.  O poeta Carlos, com sua sensibilidade, sabe muito bem trazer para o papel esses relatos importantes. 


Também merece destaque a homenagem feita, de poeta para poeta: "Tributo ao poeta Thalma Tavares". 

Com vocês, Carlos Alberto:

 



          






terça-feira, 12 de agosto de 2025

MAIS DOS "POETAS DA MINHA TERRA"


Hoje, quarta-feira, é dia de mais uma publicação dos nossos poetas buiquenses.

Como novidade neste espaço, apresento o poeta, músico, compositor, roteirista  e tudo mais que for ligado à arte e cultura, MARKINHOS LEITE.

Na minibiografia abaixo o leitor conhecerá mais sobre esse jovem, que muito tem divulgado nossa cultura e arte, por onde tem passado.

Além da biografia, conheceremos também três de suas criações poéticas.

Depois dele, vamos conhecer também três poesias do nosso querido Dr. VANALDO ARAÚJO, conhecido, em nossa cidade, desde criança, como Doutor de Zezinho Dentista. 

Por fim, veremos mais três inspiradas poesias do poeta José Ives de Albuquerque, nosso estimado "Ze Ives", buiquense que há muito reside na nossa vizinha Arcoverde.    


  

 

Abaixo as poesias do Dr. VANALDO ARAÚJO PEREIRA:

 



     

A seguir, três poesias do inspirado poeta Zé Ives:


 



sexta-feira, 8 de agosto de 2025

UMA FONTE CAUDALOSA DE POESIAS


 A mina poética do professor Carlos Alberto não cessa de produzir. Desde longas datas, seu produto encanta os leitores, não só de Pernambuco, mas do país inteiro, e até de outras nações.

Na publicação de hoje, conheceremos algumas atuais e outras escritas há mais de  vinte anos, mas, pela contextualização, parece produzidas nos dias atuais.

Sua escrita é como uma flecha que acerta o alvo, numa mira tão exata que não temos como fugir de sua agudez, seja para encantar romanticamente, seja para criticar o sistema.

 Com vocês a poesia de Carlos Alberto de Assis Cavalcanti: