Nos dias 15 de 16 de agosto, das 14 às 17 horas, a Escola Estadual Paulo Dantas Filho, localizada no distrito de São Domingos, município de Buíque/PE, vivenciou o evento cultural denominado “Fórum Literário“.
Organizado e liderado pelo professor Alexsandro Araújo, carinhosamente conhecido como professor Alex, o espaço foi aberto para declamações de poesias, poemas, exibição de peças teatrais e exposições de estudos sobre a história política, social e cultural do nosso pais e do mundo.
Alunos do 1º B, e 1º C, 2º A, 2º B e a 3ª B, em parceria com a Biblioteca Paulo Dantas Filho encantaram a todos os presentes com as mais belas peças teatrais, bem como com declamações de poesias e poemas, inclusive de escritores de nossa terra.
Destaque merece a encenação teatral sobre Takashi Morita, um dos sobreviventes da bomba atômica, que atingiu Hiroshima, durante a segunda guerra mundial, o qual faleceu nesta segunda-feira (12) em São Paulo. Ali ele residiu desde 1956, e ficou conhecido como um hibakusha, nome dado aos sobreviventes dos bombardeios atômicos no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 de agosto de 1945. Na época, ele tinha 21 anos e era soldado da polícia militar japonesa.
Os alunos encenaram também o julgamento pelo júri popular de um soldado alemão, responsável por milhares de mortes durante a segunda guerra mundial, o qual foi condenado a prisão e a morte. A encenação vivenciada pelos jovens foi merecidamente aplaudida e emocionou todos, além de deixar na memória de todos um pouco da história daquele evento que ficou conhecido como “holocausto”.
Outro momento a ser lembrado foi a participação dos jovens Israel Vicente e Fernando Vaz, que declamaram, de forma cantada (tipo aboio) o cordel de minha autoria "A Cirurgia". A apresentação da dupla foi extraordinária e por isso recebeu uma calorosa salva de palmas.
Também tiveram participação no evento, como convidados, o poeta PAULO TARCISO e a poetisa IRIVANIZE ALBUQUERQUE, os quais narraram um pouco de suas histórias de vida e brindaram a todos com declamações de suas poesias e poemas, recebendo os aplausos da grande plateia ali presente.
Em meu nome, e no da colega Iravanize, quero
primeiramente parabenizar a todos os envolvidos no projeto pelo excelente
conteúdo que vivenciamos. A Odilon Pimentel (Diretor), Socorro França (Coordenadora de Biblioteca), ao professor Alex, Samila Carvalho (Educadora de apoio e Diretora da Escola Anália Simões), e a todos os funcionários e alunos, que de forma
magistral fizeram um show de apresentação e nos receberam com tanto carinho.
Abaixo algumas fotos do evento:
Samila Carvalho, Irivanize Albuquerque, Paulo Tarciso, Alexsandro Araújo, Socorro França e Odilon Pimentel