sábado, 24 de janeiro de 2015

NOVAS CULTURAIS DE BUÍQUE E REGIÃO



MAIS UMA MEDALHA NA COLEÇÃO DO POETA PROFESSOR CARLOS ALBERTO DE ASSIS CAVALCANTI, professor da AESA CESA. Eis que o mesmo recebeu menção honrosa da Academia Pernambucana de Letras, pela classificação em concurso literário 2014, prêmio Poeta Waldemar Lopes, na modalidade SONETO. Os dois sonetos classificados foram "Sonetos Inéditos", de autoria de Samuel de Souza Neto e "Soneto Esperançoso", de autoria do nosso vizinho Carlos Alberto. 

                                                    ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS
Av. Rui Barbosa, 1596 – Graças – Recife - PE
CLASSIFICAÇÃO - CONCURSO LITERÁRIO 2014
Prêmio POETA WALDEMAR LOPES – Soneto
Patrocinado pelo Acadêmico Amaury de Medeiros

Menção Honrosa
Carlos Alberto de Assis Cavalcanti
Trabalho: “Três Sonetos”
Fone: (87)3822-1279

BREVE CURRÍCULO
  
CARLOS ALBERTO DE ASSIS CAVALCANTI é Professor do Centro de Ensino Superior de Arcoverde – PE (área de Letras) e da Escola Industrial de Arcoverde – PE; Mestre em Teoria da Literatura – UFPE; Autor de: Itinerário Poético – poesias – Menção Honrosa no Concurso Nacional de Poesias da Academia Pernambucana de Letras (2001); várias premiações nacionais em concursos de poesias; Membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras – Cachoeiro do Itapemirim – ES; Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa, RJ; e da Academia de Letras e Artes de Ponta Grossa – PR Delegado Municipal da UBT (União Brasileira de Trovadores); Sócio da UBE-Recife.

Obs.: os autores foram vencedores na Categoria SONETO, para a qual cada inscrito apresentou um conjunto de três sonetos, conforme exigência do regulamento do concurso e receberão os prêmios em cerimonia comemorativa aos 114 anos da ABL no próximo dia 26 de janeiro.

                   PRÊMIO WALDEMAR LOPES – SONETO - APL - 2014
  
SONETO ESPERANÇOSO

Carlos Alberto de Assis Cavalcanti
  
"Na penumbra do sol já vespertino,
um menino se esconde nos escombros
de um prédio abandonado. Clandestino,
delira em meio à cola e seus assombros.

Quanto ao que lhe reserva seu destino,
já nem faz qualquer conta, dá de ombros,
pois, à margem da vida, é peregrino
que vai na contramão, com desassombros.

Nem percebe que já não tem mais prumo,
que a vida, em parafuso, perde o rumo,
que a mísera existência valha um níquel.

Que uma luz se lhe acenda neste mundo
que não seja uma vela ao moribundo,
mas que seja uma luz no fim do túnel".


Infelizmente, não recebi o  soneto do poeta Samuel de Souza Neto, para publicação nesta matéria, o que poderei suprir posteriormente caso o receba.

Apresento desde já meus parabéns ao colega Prof. Carlos Alberto e, por ele, a todos os demais vencedores do concurso, nas mais diversas categorias literárias, e, de quebra, a Academia Pernambucana de Letras, pelos 114 anos de existência.


LEONARDO SILVA. Quem anda todo feliz da vida, e com toda justiça, é o nosso amigo poeta Leonardo, o popular Léo Chocolate. O fato é que uma poesia sua foi selecionada na IV Edição do Premio Solano Trindade de Poesia Afro-brasileira e o mesmo fará uma apresentação do seu trabalho no dia 30 de janeiro corrente, às 18:30 horas em Jaboatão dos Guararapes-PE. Fico muito orgulhoso pelo amigo, já que além de ser um grande poeta, é acima de tudo um grande ser humano que a gente pode chamar de irmão. Lembro também que o amigo é secretário geral da recém criada Academia Buiquense de Letras e das Artes de Buíque - ABLA, e mesmo sendo arcoverdense, há mais de uma década reside em Buíque e costuma dizer que esta cidade o adotou como um verdadeiro filho. Léo muito orgulha a nossa cultura, da qual é um ferrenho defensor e está presente em todos os eventos e reuniões culturais. Parabéns Léo. Vai em frente. Muitos outros prêmios virão!.

       



CULTURA NA FEIRA. No próximo dia 07 dia 07 de fevereiro (sábado), a Academia Buiquense de Letras e das Artes (ABLA) realizará pela primeira vez em nossa cidade o evento cultural denominado "CULTURA NA FEIRA". O local escolhido não poderia ter sido melhor, o panteon localizado no centro da feira livre desta cidade que apesar de construído há quase vinte anos, nunca foi inaugurado de fato com algum evento cultural. A ideia do evento partiu do Dr. Manoel Modesto, presidente da ABLA em conjunto com este poeta blogueiro e, em reunião com os demais membros, foi acordado o dia e horário. Será a a partir das 09:00. Se alguém deseja se apresentar é só entrar em contato com a direção da Academia a agendar sua apresentação. Estarão presentes cantores, poetas, cordelistas, banda de pífano, exposições culturais, etc. Prestigie você também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário