Na tarde de ontem (28.10.2025), a Escola Municipal Dr. José Cursino (Buíque-PE), recebeu a visita de membros da Academia Buiquense de Letras e das Artes - ABLA, para mais uma palestra cultural.
Presentes Paulo Tarciso, atual presidente da instituição, o Dr. Manoel Modesto- fundador e ex-presidente, atualmente exerce o cargo de presidente de honra, e ainda a poetisa Rosa Ramos.
A palestra teve início às 15:30 horas, com a exibição do vídeo da música "INFÂNCIA EM BUÍQUE", composição de Paulo Tarciso, em homenagem ao escritor Graciliano Ramos, que se vivo fosse estaria completando 133 anos, já que nasceu em 27 se outubro de 1892, em Quebrangulo-AL. Ele passou parte de sua infância nesta cidade de Buíque, escrevendo sobre essa vivência no livro "INFÂNCIA", publicado no ano de 1945, pela Editora José Olympio, levando o nome de nossa cidade ao mundo inteiro, já que a obra foi lançada e muito comentada em todo o planeta, dada a qualidade e nível do seu autor. .
Os representantes da ABLA ainda falaram sobre a origem e dos objetivos da instituição, incentivando aos alunos ali presentes, (cerca de setenta jovens) a praticarem o hábito da leitura, já que essa é uma forma de abrir a mente das pessoas, e de alguma forma libertar o homem da ignorância.
Em sua fala, Dr. Modesto discorreu sobre as dificuldades que enfrentou em sua infância, principalmente quando teve que deixar seu torrão natal, para morar o Estado de São Paulo, com seus pais e irmãos. Comentou, em poucas palavras, sobre sua vida acadêmica - Ele é formado e pós graduado em Direito e chegou a cursar Engenharia Civil, ainda jovem, não concluindo esse curso por circunstâncias alheias à sua vontade. Comentou sobre os cargos que exerceu, como advogado e procurador municipal em Buíque e Tupananatinga, numa forma de incentivar os jovens a lutarem por seus ideais, sabendo que as dificuldades que surgem em nossa vida. são para ser superadas.
Em seguida foi a vez da poetisa Rosa Ramos usar a palavra, a qual comentou sobre sua infância, as festas populares que ocorriam na cidade naquela época e que deixaram muita saudade no coração daqueles que viveram aquele tempo, que ela denominou de "romantismo e inocência". A seguir declamou três poemas de sua autoria.
Dr. Modesto volta à cena e declama uma poesia do seu livro "Chamas Torrenciais de Minh'alma" e aproveita a ocasião para informar que ao final da palestra estará brindando a plateia com quatro livros de sua autoria, mediante as respostas às perguntas formuladas por ele.
Tarciso assume a palavra, agradece aos presentes, aos professores e à direção da escola e declama uma poesia do poeta paraibano Chico Pedrosa e duas outras pequenas poesias sobre a vida e saudade e encerra a palestra incentivando mais uma vez os alunos, jovens que são, a cultuarem o hábito da leitura.
Encerrando o evento. Dr. Modesto fez algumas perguntas sobre personagens importantes de nossa cidade e do país, e, à medida que os alunos respondiam certo, ganharam os quatro livros presenteados por seu autor.
Tarciso também querendo presentear os alunos, fez sorteio de seis coletâneas - cada uma com cinco cordéis, de títulos diferentes, todos de sua autoria.
Agradecimento a Lusinete Queiróz, Diretora do educandário, professora Rafaely Melo, Professor Antonio de Pádua Cavalcanti, Professora Maria do Carmo Tavares, e demais funcionários que estavam presentes na sala e nos apoiaram durante o evento.
ABAIXO ALGUMAS FOTOS DO EVENTO:



































.jpg)
















