quarta-feira, 29 de outubro de 2025

ACADEMIA BUIQUENSE DE LETRAS E DAS ARTES VISITA E FAZ PALESTRA NA ESCOLA DR. JOSÉ CURSINO GALVÃO


Na tarde de ontem (28.10.2025), a Escola Municipal Dr. José Cursino (Buíque-PE), recebeu a visita de membros da Academia Buiquense de Letras e das Artes - ABLA, para mais uma palestra cultural. 

Presentes Paulo Tarciso, atual presidente da instituição, o Dr. Manoel Modesto- fundador e ex-presidente, atualmente exerce o cargo de presidente de honra,  e ainda a poetisa Rosa Ramos.

A palestra teve início às 15:30 horas, com a exibição do vídeo da música "INFÂNCIA EM BUÍQUE", composição de Paulo Tarciso, em homenagem ao escritor Graciliano Ramos,  que se vivo fosse estaria completando 133 anos, já que nasceu em 27 se outubro de 1892, em Quebrangulo-AL. Ele passou parte de sua infância nesta cidade de Buíque, escrevendo sobre essa vivência no livro "INFÂNCIA", publicado no ano de 1945, pela Editora José Olympio, levando o nome de nossa cidade ao mundo inteiro, já que a obra foi lançada e muito comentada em todo o planeta, dada a qualidade e nível do seu autor. .     

Os representantes da ABLA ainda falaram sobre a origem  e dos objetivos da instituição, incentivando aos alunos ali presentes, (cerca de setenta jovens) a praticarem o hábito da leitura, já que essa é uma forma de abrir a mente das pessoas, e de alguma forma libertar o homem da ignorância.

Em sua fala, Dr. Modesto discorreu sobre as dificuldades que enfrentou em sua infância, principalmente quando teve que deixar seu torrão natal, para morar o Estado de São Paulo, com seus pais e irmãos. Comentou, em poucas palavras, sobre sua vida acadêmica - Ele é formado e pós graduado em Direito e chegou a cursar Engenharia Civil, ainda jovem, não concluindo esse curso por circunstâncias alheias à sua vontade. Comentou sobre os cargos que exerceu, como advogado e procurador municipal em Buíque e Tupananatinga, numa forma de incentivar os jovens a lutarem por seus ideais, sabendo que as dificuldades que surgem em nossa vida. são para ser superadas.  

Em seguida foi a vez da poetisa Rosa Ramos usar a palavra, a qual  comentou sobre sua infância, as festas populares que ocorriam na cidade naquela época e que deixaram muita saudade no coração daqueles que viveram aquele  tempo,  que ela denominou  de "romantismo e inocência". A seguir declamou três poemas de sua autoria. 

Dr.  Modesto volta à cena e declama uma poesia do seu livro "Chamas Torrenciais de Minh'alma" e aproveita a ocasião para informar que ao final da palestra estará brindando a plateia com quatro livros de sua autoria, mediante as respostas às perguntas formuladas por ele. 

Tarciso assume a palavra, agradece aos presentes, aos professores e à direção da escola e declama uma poesia do poeta paraibano Chico Pedrosa e duas outras pequenas poesias sobre a vida e saudade e encerra a palestra  incentivando mais uma vez os alunos, jovens que são, a cultuarem o hábito da leitura.

 

Encerrando o evento. Dr. Modesto fez algumas perguntas sobre personagens importantes de nossa cidade e do país, e, à medida que os alunos respondiam certo, ganharam os quatro livros presenteados por seu autor.

Tarciso também querendo presentear os alunos, fez sorteio de seis coletâneas - cada uma com cinco cordéis, de títulos diferentes, todos de sua autoria. 

Agradecimento a Lusinete Queiróz, Diretora do educandário, professora Rafaely Melo, Professor Antonio de Pádua Cavalcanti, Professora Maria do Carmo Tavares, e demais funcionários que  estavam presentes na sala e nos apoiaram durante o evento. 

           ABAIXO ALGUMAS FOTOS DO EVENTO:

 

 


 


  






 



sexta-feira, 24 de outubro de 2025

11º ANIVERSÁRIO DA ACADEMIA BUIQUENSE DE LETRAS E DAS ARTES É CELEBRADO NA BIBLIOTECA GRACILIANO RAMOS


  

 Na noite de ontem (23.10.2025) aconteceu na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, em Buíque/PE, a festa comemorativa aos 11 anos de fundação da Academia Buiquense de Letras e das Artes, a ABLA.

O evento teve inicio às 19:30 horas e  contou com a participação de um grupo de alunos, acompanhado de professores da Escola Estadual Vigário João Inácio. 

Na abertura, PAULO TARCISO FREIRE DE ALMEIDA, atual presidente da ABLA disse da satisfação de contar com a presença de alunos e professores da Escola, onde ele estudou da 5ª série, até concluir o que antes chamávamos de 2º grau. 

Disse também, em poucas palavras, o motivo do evento, sobre a importância da ABLA em nosso município e já foi passando a palavra para o Dr. MANOEL MODESTO DE ALBUQUERQUE NETO, fundador  e seu primeiro presidente, atualmente ocupando o cargo de presidente de honra da instituição, Modesto, em sua fala fez uma homenagem ao seu amigo pessoal, o jornalista Enaldo Cândito, diretor do Jornal de Arcoverde, falecido recentemente, para o qual pediu uma salva de palmas.  

Em seguida, relembrou o evento de criação e fundação da ABLA, que aconteceu justamente em 23 de outubro de 2014. na Câmara Municipal de Vereadores, agradecendo a todos que o apoiaram naquele ato e justificou que não foi possível realizar muitas atividades, justamente por falta de suporte financeiro, mas mesmo assim fez o possível e sente que o seu dever foi devidamente cumprido durante sua gestão, desejando que a Academia continue batalhando, e quem sabe, futuramente, encontre mais incentivo, inclusive para conseguir uma casa de apoio.

A seguir, PAULO reassumiu a palavra e já concedeu oportunidade a LEONARDO SILVA, promotor cultural em nossa cidade, atualmente ocupando o cargo de vice-presidente da ABLA, o qual agradeceu aos presentes e em seguida declamou duas poesias, sendo uma de sua autoria e outra de criação de sua esposa GILVANEIDE MARQUES, que também é poetisa e envolvida na arte e cultura de nossa terra. 

De volta com a palavra, Tarciso convidou a poetisa ROSA RAMOS, para usar da palavra, a qual, depois de agradecer a todos, declamou três de suas poesias, uma delas, escrita ali mesmo, durante o evento.

Dr. MANOEL MODESTO volta a usar a palavra, desta vez, para declamar um poema de sua autoria, e durante sua fala, informou que no final deste evento estará sorteando dois livros com o público presente: "CATADOR DE ILUSÕES" e "CHAMAS TORRENCIAIS DE MINH'ÁLMA".

A palavra retornou a TARCISO, o qual informou também que estará, sorteando com o público dez coletâneas de livretos de cordéis de sua autoria, cada uma com cinco unidades de títulos diferentes, e, de logo, convidou a poetisa PALLOMA SANTOS, para usar da palavra, a qual agradeceu pela oportunidade e a presença de todos e em seguida declamou dois poemas de sua autoria, recebendo os aplausos acalorados do publico, assim como aconteceu com os demais participantes.  

Em virtude do adiantado da hora, PAULO, mais uma vez usou da palavra e agradeceu a todos e passou a declamar a poesia "História de Caçador"  do poeta paraibano "Chico Pedrosa", e, quando já estava declarando o encerramento do evento, a plateia pediu: "MAIS UMA, MAIS UMA", só que de sua autoria, foi quando ele declamou "VIOLÊNCIA NA TV", recebendo os aplausos de todos. Então começaram os sorteios anunciados, cujos bilhetes foram escolhidos pelas crianças Maria Heloísa, Anne Franciny e Ágata Santos, , as duas primeiras, netas de Paulo Tarciso.

Uma curiosidade foi que, durante os sorteios, a jovem MIKAELY WAWANY se aproximou de Paulo para receber os cordéis sorteados com o seu nome e para tirar uma foto, então, mostrou, em seu próprio celular uma foto de quando ela era criança e estudava na Escola rural Antonio Yoyô, no Sítio Catonho (Buique-PE) e registrou um momento cultural, no qual participei naquele educandário.      

 

GRATIDÃO aos alunos e professores presentes, ao pessoal da Bibliloteca, em especial a minha prima Gleyciane Siqueira e ao meu filho Dr. Lucas Wesley, que não só cedeu o som e multimídia, mas por haver passado o tempo inteiro apoiando e auxiliando no evento. Agradeço também ao meu filho Marquinhos e sua esposa  Franciely Lopes, pela presença e apoio. Não esquecendo ainda de agradecer ao amigo Ciel Mello, grande artista no que diz respeito ao mundo digital.         

             ALGUMAS FOTOS DO EVENTO:

 

 


 


 










      Os jovens João Pedro e Mikaely Kawany na noite de ontem

 


Marquinhos, Maria Heloísa, Ágata e Anne Francine  

 

 

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

MAIS PÉROLAS DO CAÇUÁ DO PROF. CARLOS ALBERTO

 

Sexta e sábado não são só dias de feira. É também tempo de colher as pérolas poéticas do menestrel Carlos Alberto, com quem já estamos familiarizados todo sexto dia da semana. 

Se uma pérola é como "uma  luz intelectual no coração", o professor Carlos é milionário nesse sentido, e o bom e que ele não deixa só pra ele suas preciosidades; distribui a todos que apreciam essa cultura milenar, e este espaço tem lançado essa boa semente toda semana, com o desejo que ela frutifique e produza a cem, a sessenta e a trinta por um...

A quinta poesia de hoje é uma homenagem a todos os professores, pela data comemorativa ao seu dia.   










 
 

 

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

NOVAS DOS NOSSOS POETAS DA TERRA

 



Quarta-feira é dia de mais poesias dos nossos trovadores. Hoje apresento ao público dez poesias, sendo cinco  do nosso querido Vanaldo Araújo, o popular "Doutor de Zezinho Dentista", que nos representa muito bem no vizinho Estado de Alagoas, como procurador do Estado, e cinco do nosso distinto poeta José Ives de Albuquerque, buiquense, residente em Arcoverde, que produz poesias praticamente todo dia.    

 














quarta-feira, 8 de outubro de 2025



Hoje, quarta-feira, dia 08 de outubro de 2025, publico nesta página, novas poesias dos nossos trovadores.

Nesta postagem, uma saudação ao novo poeta, o jovem Itamar Nunes da Silva, que nos brinda com três criações poéticas de sua autoria, e antes disso o leitor verá sua minibiografia. Todo esse material foi extraído do livro "PENSADORES: Novos Poetas Buiquenses", livro que teve como organizador, o também poeta Leonardo Silva.  


Veremos também as inspiradas poesias do nosso querido José Ives Albuquerque, o popular Zé Ives, que nos brinda com quatro poesias, uma delas já publicada na postagem anterior, mas repostada com nova imagem, que homenageia nossa saudosa professora D. Dodôce, tão lembrada e reconhecida pelo povo buiquense.