sexta-feira, 25 de julho de 2025

MAIS POESIAS E NOVA PREMIAÇÃO DO NOSSO POETA E PROFESSOR CARLOS ALBERTO

Sexta e sábado, em nossa região são dias do nosso povo se dirigir às feiras e, com essa tradição, a poesia sempre foi uma boa companhia. Em tempos remotos ela se fazia presente no meio da rua, com cantadores, repentistas, emboladores de coco e poetas de cordel. Atualmente essa prática diminuiu bastante, mas nem por isso a poesia desapareceu.  Ao contrário, está mais vida do que tudo. Prova disso é este espaço que toda sexta leva ao público um punhado de criações poéticas do nosso querido Carlos Alberto. 

O cacuá do professor e poeta hoje está recheado de poesias, e, de quebra, mais um poema que foi vencedor de concurso literário em Congonhas - Minas Gerais, conforme veremos abaixo.

O poeta em questão, dispensa maiores comentários, pois já é bastante conhecido em nossa região, tanto como professor e poeta, quanto como ser humano do mais alto gabarito. Por isso, sem muitas delongas, vamos às poesia de hoje:      

 







terça-feira, 22 de julho de 2025

POETAS DA MINHA TERRA, NOVAMENTE

 

Conforme estamos nos acostumando, quarta-feira é dia de publicar poesias dos nossos inspirados trovadores. Hoje, a publicação é só com mulheres. Apresento três grandes poetisas. Duas delas já conhecidas neste espaço cultural: A novidade de hoje é Joseane Cavalcanti. As demais são: Márcia Marina e  Palloma Santos. 

 Cada uma com seu estilo, vai nos falar sobre o amor, a vida e o cotidiano, acrescentando brilho ao nosso dia e nos fazendo refletir sobre cada tema abordado.

Vamos começar com Joseane Cavalcanti. Ela tem um um papel importantíssimo nesta cidade no campo da educação e principalmente no assunto cultura. Já tive o privilégio de participar de diversos eventos em sua companhia, dentre eles, destaco o "Invasão poética", quando diversos poetas invadiam determinadas salas de aula declamando poesias. Esse evento aconteceu em diversas escolas daqui do município. 

Na minibiografia abaixo, o leitor terá oportunidade de conhecer mais um pouco de sua história, e, depois disso, conferir três lindas poesias de sua inspiração:

 

 
           


                                            Minibiografia e poesias de Joseane, extraídas do livro acima

 

A seguir, conheceremos três poesias de Márcia Marina, a mulher de mil e uma funções, como já disse na postagem anterior: Professora, advogada, psicóloga, Psiquiatra, Diretora Judiciária do fórum local  e ainda tem tempo de escrever poesias.

 




  

  E para concluir a publicação de hoje, apresento mais três poesias de Palloma Santos, extraídas do seu mais recente livro "Querida Eu...". Palloma tem sido um destaque nos eventos culturais desta cidade e inspiração é o que não lhe falta para continuar nos presenteando com suas criações.  Confiram as de hoje!

 
    


  





quinta-feira, 17 de julho de 2025

NOVAS DO CAÇUÁ DO PROFESSOR E POETA CARLOS ALBERTO

 

 

Hoje, sexta-feira, estamos de volta com o "Caçuá de Poesias" do trovador Carlos Alberto. Vamos conhecer mais uma dezena de suas criações, que como já comentei anteriormente, respira, inspira e transpira poesia, até dormindo. Sua fonte, como água pura, continua brotando em abundância, e com a sua permissão, apresento ao publico suas mais recentes criações: Como brinde, acrescento mais uma, escrita à mão, em um guardanapo, durante um cafezinho.

 
   





quarta-feira, 16 de julho de 2025

Nesta tarde de quarta-feira, apresento ao publico, mais uma edição do espaço cultural "Poetas da minha Terra. 
 
Hoje, a novidade é a poetisa e professora, e acima de tudo, agente de cultura GILVANEIDE MARQUES, que, assim como seu esposo, o também poeta e escritor, LEONARDO SILVA, veio de Arcoverde para brilhar em nossa terra.
 
Gilvaneide, ou simplesmente "Gil", tem sido uma verdadeira baluarte no assunto cultura em nossa cidade.  Está presente em todos os eventos aqui realizados; quando não como coordenadora, sua presença é como participante, de maneira que seu brilho tem encantado a todos os artistas deste torrão.
 
Abaixo, uma minibiografia e três poesias de sua criação, publicadas no livro "PENSADORES: Novos Poetas Buiquenses", obra que foi coordenada por Leonardo Silva. 
   

 


A seguir, veremos quatro poesias do grande "trovador" buiquense, residente em Arcoverde, que tem feito da poesia um verdadeiro estilo de vida. Sua inspiração encanta a todos que tem o privilégio de conhecer a sua arte no que diz respeito à escrita poética.  Com vocês JOSÉ IVES DE ALBUQUERQUE:

 




 


Para encerrar a publicação de hoje, conheceremos mais três poesias. Desta feita, de autoria de IRIVANIZE ALBUQUERQUE; ela que sempre está presente neste espaço poético, com a qual já tive o privilégio de participar de vários eventos culturais, nos quais sua participação foi bastante aplaudida.


 




     

 

 

sexta-feira, 11 de julho de 2025


 
Mais uma sexta-feira chegou, e com ela, novas poesias do nosso querido professor e poeta Carlos Alberto de Assis Cavalcanti.
 
O leitor conhecerá nesta publicação, oito criações desse inspirado poeta, das quais faço destaque para duas; quais sejam: "(In)certezas" e "Perdidos e achados", publicadas em seu livro "Itinerário Poético", no ano de 2005, mas que pela sua realidade e atualidade, servem para nossa reflexão sobre os dias hodiernos.
 
Como já dito em outras publicações, Carlos inspira e respira poesia até dormindo. 
 
Sua produção literária cresce a cada dia e consequentemente suas conquistas em concursos por todo país. Dessa forma, nossa região cresce também, eis que o nosso poeta e professor é um daqueles personagens que só enaltece a nossa região do sertão e agreste pernambucano. 
 
Eis as poesias de hoje: