Na noite de hoje (30.11.2024), das 19 às 20:40h a Academia Buiquense de Letras e das Artes (ABLA) celebrou a primeira noite de comemoração pelos dez anos de sua fundação. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos e contou com a presença de cerca de sessenta alunos da Escola Vigário João Inácio.
Coordenado pelo seu presidente atual, Paulo Tarciso, com o auxilio do ex-presidente e fundador Dr. Manoel Modesto - presidente de honra, o evento também contou com as participações dos poetas e escritores Rosa Ramos, Denise Diniz, Irivanize Albuquerque, Palloma Santos e do professor Marcos Jean, que estará lançando seu livro no próximo ano.
Inicialmente, Tarciso cumprimentou a todos e justificou o motivo do evento, descrevendo em poucas palavras a história da ABLA, depois passou a palavra para o Dr. Manoel Modesto, que usou da palavra por cerca de quinze minutos e depois exibiu um vídeo mostrando a criação da Academia desde seu projeto até a concretização oficial, que aconteceu numa manhã de 23 de outubro de 2014, em reunião que aconteceu na Câmara de Vereadores deste município.
O vídeo mostrou fotos da reunião fundacional, bem como de vários eventos ocorridos no pátio da feira livre, nos bairros São José e Frei Damião e também no anfiteatro, que fica na praça Vigário João Inácio. As palavras do Dr. Manoel foram concluídas com a declamação e um poema inédito, criado especialmente para o evento.
A seguir, quem usou da palavra foi a poetisa Denise Diniz, que parabenizou a Academia pelo trabalho desenvolvido, bem como o público ali presente, em sua grande maioria adolescentes e jovens, e conclui sua fala declamando uma linda poesia de sua inspiração, sendo aplaudida por todos.
Em continuação, quem usou da palavra foi a poetisa Rosa Ramos, que também disse se sentir muito orgulhosa por fazer parte da ABLA desde a sua fundação. Também conclui sua fala declamando uma de suas belas poesias.
Irivanize Albuquerque foi a próxima oradora, que expressou sua alegria em fazer parte dos poetas e escritores da terra e também encerrou sua fala declamando um lindo poema de sua autoria.
A escritora Palloma Santos também foi convidada e usou a palavra, dizendo-se muito feliz pelo evento e, a exemplo dos demais oradores, encerrou sua fala declamando uma de suas poesias.
O jovem poeta Ramon Espíndola, que chegou ao local próximo do encerramento, também abrilhantou a noite declamando extraordinários versos de sua autoria.
Por fim, o presidente Paulo Tarciso agradeceu a presença de todos, convidou para a segunda noite de comemoração, que acontecerá amanhã, a partir das 19hs, e para encerrar convidou o professor Marcos Jean, que fez uma breve apresentação do seu livro, que pretende lançar no próximo ano, concluindo com uma pequena mensagem de autoestima.
Abaixo algumas fotos do evento: